24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

Teatro: 'Em breve, estaremos de volta representando a vida'

A afirmação é do diretor de teatro de Erechim Juliano San, que relata a necessidade de parar as atividades devido à pandemia do coronavírus

teste
Cia Insight de Teatro de Erechim ( Foto tirada antes da pandemia do coronavírus)
Cia Insight de Teatro na apresentação da peça 'A Paixão de Cristo''
Por Taiane do Carmo
Foto Arquivo pessoal

Já fazem quase três meses que a cidade de Erechim, está acompanhando o cenário mundial que dita o isolamento social. Mesmo com a flexibilidade das atividades em diferentes setores do município, não são todas as áreas que voltaram a funcionar. O setor cultural, é um exemplo nítido da situação, pois ambas as ocupações carregam um ponto em comum, para exercerem os trabalhos: a aglomeração de pessoas. Proibida pelas autoridades e órgãos de segurança, para evitar uma possível contaminação pela Covid-19, muitos artistas da região, estão tendo dificuldades para manter suas atividades, “tanto no âmbito de pessoa física, como jurídica”, afirma o coordenador e diretor de Teatro da Cia Insight, Juliano San de Erechim.

Segundo ele, vários artistas fecharam seus negócios devido os impactos causados pela pandemia. “As consequências se mostraram na Dança, Música, Corais, Bandas, Cinema, Pintura, Artesanato, Teatro, entre outros. Muitos que desenvolvem suas artes no mercado informal também sofrem com a queda brusca da economia. As paralisações, fizeram com que vários profissionais tivessem seus contratos cancelados nas mais variadas prefeituras da região”, salienta.

Eventos cancelados

O grupo de Teatro da Cia Insight, é responsável por um dos espetáculos mais famosos de Erechim, realizado todos os anos na Páscoa: “A Paixão de Cristo”. O evento que reúne em média mais de 15 mil espectadores todos os anos, teve que ser cancelado 30 dias antes da apresentação. “Cenários, figurinos, adereços, ensaios de cada uma das cenas, tudo parou.  Por outro lado, todos os artistas que fazem parte da companhia que produz os teatros, apoiaram as medidas de segurança”, conta San.

Em época de isolamento, a companhia tem realizado encontros por meio das plataformas virtuais para superar o distanciamento. Nas reuniões são discutidos temas como literatura, teatro, cinema e estratégias para reiniciar 2020 com novas atividades. “Dentro do grupo, também estamos montando o projeto Cia Insight Movie, onde produziremos um curta, já em processo de montagem, com uma temática surpresa, que mexerá com a memória de toda população do Alto Uruguai”, comenta o coordenador. Na peça “A Paixão de Cristo”, além dos atores do grupo, o evento tem a participação da comunidade do bairro São Vicente de Paulo.

Caminhos

Conforme Juliano, no teatro da companhia, alguns artistas vivem somente do teatro, mas a maioria trabalha também em outros empregos principalmente na área da educação. Para as pessoas que vivem da arte em Erechim e estão com suas atividades paradas, ele aconselha “Inicialmente busquem todos os recursos federais disponíveis para amenizar essa crise financeira. Façam produções nos bastidores, preparem roteiros, ensaiem sozinhos, busquem apoio da classe de artistas, nos liguem se preciso for! Temos um grupo eclético e cheio de pessoas do bem, prontos a ajudar. Buscar acolhimento junto a suas famílias, amigos e colegas. Podemos pensar, que a crise é ruim, mas dela tiramos muitos aprendizados, precisamos ter fé, independente da crença, que tenham serenidade e não deixem a tristeza invadir os corações. Tudo vai passar e em breve, estaremos pelos palcos da vida, prontos para levar o encanto da representação.”, finaliza Juliano.

Sobre o grupo

A Cia Insight de Teatro, coordenada pelo diretor de Teatro Juliano San, formado em Letras, também Pedagogo e Pós-graduando em Direção de Arte, propaganda, TV e vídeo, atua na região há 20 anos. Os trabalhos mais importantes do grupo ocorrem na semana Santa, porém mensalmente se apresentam com esquetes teatrais em escolas e instituições, bem como com peças direcionadas ao uso de EPIs nas indústrias, em parceria com o SESI.

Juliano San já dirigiu 12 vezes o Espetáculo "A Paixão de Cristo" desde seu início em 2008, em Aratiba, vindo a conquistar Erechim nos últimos dois anos, que em 2020 devido à Pandemia não foi apresentado. No elenco há diferentes roteiristas como o Ms Severino Mirandola Júnior, detentor do texto da peça.

Os encontros para produção comercial e do grupo de atores, acontecem semanalmente. A Cia Insight possui escola de atores, também coordenada pelo ator Secco Ferreira, pedagogo e formado em artes dramáticas. A média de idade do grupo é de 16 a 60 anos, sendo que qualquer artista da região que tenha interesse em fazer parte do teatro de forma séria, ordenada e profissional pode participar. Os artistas que precisarem de apoio neste momento podem entrar em contato pelo telefone (54) 9 9200-0538.

O teatro é uma forma encantadora de poder voltar no tempo e reviver a própria vida. A interpretação é a magia de dar vida a personagens, bons e maus, alegres e tristes, irônicos ou ingênuos. Para mim, Teatro é transformar vidas, é literatura por isso acredito na importância de sua função social”. (Juliano San diretor de Teatro da Cia Insight em Erechim)

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas