0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Inteligência financeira para negócios

Simone Angela Prigol Santolin
Por Simone Angela Prigol Santolin - Consultora Financeira
Foto Divulgação

Inteligência Financeira nos Negócios, faz toda a diferença nos resultados!

Quando o dinheiro que entra e sai de um Negócio é gerido de forma estratégica com o objetivo de gerar rentabilidade, os resultados prosperam.

Uma gestão financeira bem planejada e estruturada, faz com que os Negócios sejam além de lucrativos hoje, também sustentáveis financeiramente a longo prazo. Significa que os Negócios não dependeram da sorte e fatores externos para poderem andar bem.

Para ter no Negócio a Inteligência Financeira, é necessário ter um conjunto de controles e ferramentas financeiras com números confiáveis, que devem ser gerados através de pessoas competentes, capacitadas e de confiança.

Os Controles de estoque, recebimentos, pagamentos, faturamento e  as ferramentas de  Fluxo de Caixa, Demonstrativo de Resultado, Balanço Patrimonial, Orçamento, Mapa de indicadores ( liquidez, endividamento, rentabilidade, prazo médio de: estoque, recebimento, pagamento), Necessidade de capital de Giro, Formação de Preço de vendas, Ponto de Equilíbrio  quando implementados no cotidianos pode ser entendidos como a Inteligência nos Negócios.

A Inteligência Financeira nos Negócios desempenha função de alertar para possíveis problemas no seu Negócio, através dos indicadores. É como um exame de sangue que você recebe o resultado que seu colesterol estar alto, sem ser médico você percebe que tem algum problema que precisa cuidar na alimentação e gordura até procurar um médico especialista para ajudar no tratamento. Nos Negócios, ocorre desta mesma forma os exames são os indicadores que você estará acompanhando, e quando algum deles sair do padrão saberá que precisa tomar algumas ações até um especialista constatar a origem do problema e seu tratamento.

O empreendedor, não precisa se transformar em um especialista em Finanças, principalmente se não cuida da área financeira no dia a dia, mas deve aprender os conhecimentos gerais de finanças, saber analisar indicadores mensais como forma de alerta para possíveis problemas.

Considere que a Inteligência Financeira precisa ser desenvolvida, não acontece de um dia para outro, é um processo longo que exige muita resiliência, vontade de aprender, substituição de hábitos, oposição de interessantes, mudança cultural. O que precisa é dar um primeiro passo, começando a conhecer mais sobre o assunto, sobre as ferramentas de gestão e colocar em prática os aprendizados.

Sem uma gestão profissional, é difícil um Negócio sobreviver nas crises e oscilações de Mercado. Na dúvida, não arrisque procure ajuda de profissionais com conhecimento e experiência para ajudar o seu Negócio prosperar.

Boas decisões, dependem de: conhecimento, experiências, informações corretas!

 

Email: simone@prediletta.com.br   


 

Publicidade

Blog dos Colunistas