0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Gestão Financeira Empresarial: Conheça os 6 erros comuns que devem ser evitados

Simone Angela Prigol Santolin
Por Simone Angela Prigol Santolin - Consultora Financeira
Foto Divulgação

A gestão financeira é importante para determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Se as finanças forem geridas de forma errada, os impactos podem ser profundos. O caminho é conhecer os erros mais comum e poder solucioná-los.

Os erros que acontecem com maior frequência precisam ser identificados, criando ações para melhoria da gestão financeira.

Os 6 erros mais comuns que devem ser evitados na empresa:

1.Misturar as finanças pessoais e da empresa

Um erro muito comum principalmente em empresas pequenas, é não separar os gastos da empresa dos sócios. Dentro da gestão financeira, os sócios que trabalham na empresa podem ser remunerados com uma programação de salário mensal, chamado de pró-labore. Quando a empresa paga contas da empresa e dos sócios misturados, não consegue verificar o lucro e acaba comprometendo o caixa.

2. Falta de Controle e gestão dos estoques

A falta de controle e gestão dos estoques pode levar a empresa a ter prejuízos, é um erro que acontece em muitas empresas.

O estoque não pode ter muitos itens parados e nem faltar produtos, precisa ter um equilíbrio para não perder vendas e não comprometer o caixa e o lucro da empresa.

Muito importante manter um controle de entrada e saída dos itens, e também o controle de seus custos.

3.Não projetar fluxo de caixa

Outro erro que ocorre também com empresas de médio e grande porte, é não projetar o fluxo de caixa.

Além de uma programação de caixa, é importante fazer o acompanhamento do valor previsto com o que foi realizado mensalmente e sempre atualizando fluxo de entradas e saídas previstas para os próximos meses e ações que são necessárias para a falta ou sobra de recursos.

4.Não saber calcular o preço de venda

Um erro muito comum, muitas vezes por falta de conhecimentos é não fazer o preço do produto de forma correta.

A formação do preço de vendas correta deve levar em consideração os custos, despesas e o lucro desejado, juntamente com um bom posicionamento de mercado, e ter boas estratégias de produtos, valor percebido pelo cliente, concorrência.

5.Desconhecer cada detalhe das operações

Empresas que não medem, não conseguem gerenciar. Neste erro, quer dizer que se o empreendedor não souber o que está acontecendo nas operações e processos, não conseguirá verificar onde estão os gargalos para poder melhorar os resultados. Controlar o fluxo de caixa, estoque, contas a receber, contas a pagar, faturamento, as despesas, impostos, produção são importantes para saber se a empresa está indo na direção certa ou se precisa fazer mudanças.

6.Não levar em consideração o capital de giro

Para uma empresa crescer é necessário investir, é fundamental ter um capital de giro. Em momentos de crise também é importante ter um capital de giro para que a empresa possa ter continuidade, mesmo quando as vendas não acontecem ou tem inadimplência.

Portanto, uma empresa para continuar exercendo atividade e crescendo é significativo buscar organização, planejamento, ferramentas adequadas, conhecimentos para ter uma gestão financeira eficiente.

 

 

Email: simone@prediletta.com.br   

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas