11°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

Secretária reforça compromisso com a descentralização cultural

teste
Coletiva foi acompanhada pelo secretário municipal de Cultura, Esporte de Turismo de Erechim, Leandr
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

Na segunda-feira (30), o município de Erechim recebeu a caravana pelo interior do Rio Grande do Sul que a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araujo, está realizando. A visita iniciou na prefeitura, onde foi recebida pelo prefeito Luiz Francisco Schmidt e pelo vice-prefeito, Marcos Lando.

No período da manhã, Beatriz concedeu uma coletiva de imprensa. Na oportunidade, comentou os objetivos de intensificar os laços entre o governo estadual e os gestores municipais, bem como, com as pessoas e grupos que produzem arte de maneira independente. “Desde o início do governo, nós temos essa intenção de nos aproximarmos com os municípios, assim, mapeamos as nove regiões funcionais do Estado e todas elas serão visitadas. Acho importante esse contato com as pessoas e gestores de cultura para conhecer a realidade do RS. Afinal, a vivência cultural do interior e da região da Grande Porto Alegre são muito distintas. Nesse processo, a Secretaria busca conversar com o maior número de dirigentes e conselhos para receber demandas e ao mesmo tempo divulgar o que estamos desenvolvendo”.

Para viabilizar essas ações, a secretaria tem apostado na publicação de editais voltados aos órgãos públicos, entidades, pessoas físicas e jurídicas. “Nesses nove meses de governo, por meio de políticas públicas, já divulgamos editais em diversas áreas para contemplar, ao máximo, a abrangência cultural de nosso Estado. E essa é a característica desse governo: estar presente nos municípios, pois o próprio Eduardo Leite é do interior. Eu, por exemplo, fui secretaria municipal de cultura duas vezes em Pelotas e sei a dificuldade que existe para ter acesso à administração estadual. Nossa intenção é facilitar esses processos, implementando políticas públicas” acrescentou Beatriz.

No entanto, os índices de participação dos municípios ainda estão tímidos. “Nós percebemos que às vezes há dificuldades com a relação de documentos, com a formulação de projetos e com a burocracia. Portanto, pretendemos facilitar a inscrição em editais para que se possa garantir cada vez mais a diversidade cultural, que é muito ampla no Rio Grande do Sul”, comentou.

A Capital da Amizade já foi agraciada com um desses editais, sobre Educação Patrimonial. “Essa iniciativa foi motivada pela nossa percepção acerca da preservação histórico-cultural, em que muitas vezes há perdas das memórias gaúchas seja por falha de alguns gestores ou também pelo vandalismo. Então, nesses próximos anos, queremos fortalecer nosso patrimônio”, afirmou a secretária.

Para ela, esse setor será tratado com a prioridade que merece. “Eduardo Leite desde que foi prefeito atua junto à Cultura de forma bem peculiar, que nunca observei em nenhum outro político. Por exemplo, nossa secretaria não tem indicações políticas, as pessoas foram escolhidas por critérios técnicos e isso, na minha opinião, é um indicativo da importância que o governo atribui às ações artísticas. Da mesma maneira, quando fui escolhida ele comentou que buscava alguém que brigasse pela Cultura, pois esse incentivo está atrelado aos objetivos de melhorar a educação, saúde e segurança”.

Beatriz acredita, ainda, que o conceito de economia criativa é essencial para alavancar a vida cultural do Estado. Neste sentido, ela participou da abertura do primeiro Fórum sobre o tema no Alto Uruguai, que ocorreu na tarde de ontem (30), no Centro Cultural 25 Julho.

O evento finaliza hoje (1ª), confira abaixo a programação desta terça:

7h30: Recepção e credenciamento

8h: Painel Criatividade: a ponte da era pós-digital com Neidmar Alves, diretor de Cultura e Turismo de Erechim

9h15: Intervalo

9h30: Ideias criativas, negócios inovadores do Alto Uruguai: experiências práticas

10h30: Mini TED, projetos contemplados no Edital Erechim 100 Anos de Cultura, apresentação a diversidade promovida pela economia da cultura

11h15: Espaço troca de ideias

11h45: Intervalo para almoço

13h: Recepção e credenciamento

13h30: A trajetória do Erechim Rally Brasil com Claudio Pagliosa, presidente do Erechim Auto Esporte Clube

14h30: Podcast – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

15h: Incubadora Tecnológica, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

15h30: Colegiado das Primeiras Damas da Amau, Mostra de Talentos do Alto Uruguai

15h45: Encontro de gestores do alto Uruguai: os municípios da Amau ante os desafios para a construção de políticas públicas criativas e inovadoras nos municípios do Alto Uruguai, tendo como mediador Juliano Zuanazzi

16h45: Encerramento

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas