0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Extinção da Chama Crioula marca o encerramento do Acampamento Farroupilha 2019

Arriamento das Bandeiras pelas autoridades
Extinção Chama Crioula
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A extinção da Chama Crioula, feita pelo Patrono Antônio Carlos Nunes, ao lado dos cavaleiros da condução da Chama Crioula Estadual dos Festejos Farroupilhas 2019, e pela Coordenadora das 19ª RT, Cleusa Sotoriva, marcou o encerramento da 11ª edição do maior evento tradicionalista do interior do Rio Grande do Sul e considerado o 2º maior do Estado. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo Parque da ACCIE, local que reuniu mais de 20 galpões de entidades tradicionalistas e patrocinadoras e onde foram realizadas oficinas culturais, gincana cultural, tarde cultural com a Terceira Idade, mateada, 3ª Feira Regional do Artesanato, Comércio e Indústria, parque de diversões, praça de alimentação, exposição de automóveis antigos Veteran Car Club Erechin, exposição de cavalo crioulo e prova de morfologia, exposição sobre cultura gaúcha Ateliê Maria Paula, Festiart Bota Amarela, exposição do Instituto Cultural Brasileiro sobre etnias, 3ª Conferência Municipal de Cultura, Encontro da Academoia Erechinense de Letras, enduro equestre, campeonato de Bochas Campeiras e Campeonato de Truco e diversas apresentações musicais de conjuntos tradicionalistas. Entre as atrações estavam Délcio Tavares, Cristiano Quevedo, Thomas Machado, Chiquito e Bordoneio, Grupo Coração Gaúcho, Grupo Compasso Fandangueiro, Grupo os 4 Gaudérios, Grupo Porteira e Grupo The Allpargatas.

O 11º Acampamento Farroupilha de Erechim é uma realização da ACCIE, Prefeitura de Erechim, 19ª RT, Instituto Cultural Bota Amarela, Fecomércio-RS/SESC e Sindilojas Alto Uruguai. Os patrocinadores do evento são Sicredi e Express Factoring Câmbio e Seguros e patrocinadores culturais o Master, Futura Agrícola, Sementes Estrela e Cavaletti. O evento conta com apoio cultural de Chiquito e Bordoneio e diversos apoiadores institucionais.

            A solenidade de encerramento da Semana Farroupilha 2019 também foi marcada com o arriamento dos pavilhões: Nacional, pelo secretário de Administração Valdir Farina, Estadual, pelo presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, Municipal, pelo Secretário Municipal da Agricultura, Leandro Basso; do ICBA, por Luís Antônio Torres; da 19ª RT, pela Coordenador da 19ª Região Tradicionalista do MTG, Cleusa Cecília Sotoriva; e do Acampamento Farroupilha, pelo presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola.

Em seu pronunciamento, o Patrono da Semana Farroupilha, Antônio Carlos Nunes, falou da sua satisfação de ser Patrono desta edição do AF, do seu envolvimento com as causas tradicionalistas e agradeceu à Comissão Organizadora pelo excelente trabalho desenvolvido e a participação dos acampados. O Patrono recebeu de Cleusa Sotoriva um pergaminho, como homenagem do AF 2019.

A presidente da 19ª RT, Cleusa Sotoriva, agradeceu aos acampados, integrantes da Comissão Organizadora, artistas, comunidade e a todos que participaram do evento pelo espírito tradicionalista que envolveu o AF 2019. O Secretário Municipal da Agricultura, Leandro Basso, destacou a realização deste grande evento, agradecendo a cada um pela participação demonstrando o amor pelo tradicionalismo. O presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, falou da satisfação de a ACCIE abrigar mais uma edição do AF e, nesta edição, participando ativamente da sua organização. Fábio também destacou o grande sucesso do 1º Festival Gastronômico, a grande inovação do AF 2019. Segundo ele, foi um grande sucesso, com grande público..

             

DESFILE FARROUPILHA DE 20 DE SETEMBRO

O Desfile Farroupilha de 20 de Setembro é uma atividade de responsabilidade da 19ª RT e está inserido nas atividades culturais do Acampamento Farroupilha de Erechim. Este ano, mais de 30 entidades tradicionalistas desfilaram na Av. Maurício Cardoso para um grande público que saiu de casa para assistir ao desfile. Como de costume, o desfile é organizado da seguinte maneira: primeiro os pelotões que desfilam com carros temáticos e a pé; e, em seguida, as entidades que desfilam a cavalo.

 

GALPÕES DESTAQUE E VENCEDORES DA GINCANA CULTURAL

Durante a solenidade de encerramento do AF foram anunciados os resultados da Gincana Cultural e dos Galpões Destaques pela Diretora Cultural da 19ª RT, Zulma Grandeo.      Os vencedores da Gincana Cultural foram: 1º Lugar: CTG Recanto do Quero-Quero; 2º Lugar: PL Cabanha Chapéu Preto; 3º Lugar: GN Alma Crioula; 4º Lugar:: Galpão Amigos do Boa Vista; e 5º Lugar: CTG Os Campêro. 

O resultado dos Galpões Destaques do AF 2019 não contemplou de 1º ao 5º lugar, mas todos foram considerados Galpões Destaques e foram anunciados pela ordem alfabética. Foram vendedores PL Cabanha Chapéu Preto, PL Fundo da Grota, CTG Os Campêro, CTG Recanto do Quero-Quero e PL Relincho do Pago.

Este ano, uma outra inovação foi o Galpão Ação Lixo Zero, que ficou com o PL Relincho do Pago.

 

JOGOS TRADICIONALISTAS

Os resultados da 4ª Etapa do Campeonato de Jogos Tradicionalistas, classificatória do aberto dos esportes ficou assim:

TETARFE

1º lugar: CTG Recanto do Quero Quero – Roberto, Celio, Carlos e Iuri

2º lugar: Cabanha Chapéu Preto – Adilson, Valmor, Diego e Onir

3º lugar: Cabanha Chapéu Preto – Marcelo, Lucas e Riago

 

TRUCO

1º lugar: CTG Os Campêro – Rodrigo, Evandro, Leandro e Cristian

2º lugar: CTG Getúlio Vargas – Luan, Lucas e Carlos

3º lugar: CTG Os Campêro – Tobias, Luiz, Marcelo e Cristiano

 

BOCHA 48

1º lugar: CTG Recanto do Quero Quero – Carlos e Giovai

2º lugar: CTG Sentinela da Querência – Tiago e Vilmar

3º lugar: CTG Taipa Fronteiriça B – Rudimar e Vilson

 

BOCHA CAMPEIRA MASCULINO

1º lugar: CTG Sentinela da Querência C – Elton, Senibaldo, Malton e Eugênio

2º lugar: CTG Recando do Quero Quero B – Carlos, Felipe, Célio e Iuri

3º lugar: ACT Cavaleiros do Alto Uruguai B – Rodrigo, Rafael, Derli e Laurindo

 

BOCHA CAMPEIRA FEMININA

1º lugar: ACT Cavaleiros do Alto Uruguai – Gleciane, Eliane e Ivanete

2º lugar: CTG Sentinela da Querência – Noemia, Lenir, Marina e Cláudia

3º lugar: CTG Os Campêro – Naira, Aline e Angela

 

TROFÉU “MAIOR CANTADOR DE FLOR”

Pedro Rosset – Galpão Campeiro

 

TROFEU PARTICIPAÇÃO BOCHA CAMPEIRA FEMININA

Os Campêro, CTG Recanto do Quero Quero, CTG Galpão Campeiro, ACT Cavaleiros do Alto Uruguai, CTG Sentinela da Querência, Cabanha Chapéu Preto, CTG Taipa Fronteiriça e GN Alma Crioula.

Publicidade

Blog dos Colunistas