0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Sicredi UniEstados firma convênio com o Instituto Erechinense de Previdência

Sicredi
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A Sicredi UniEstados e o Instituto Erechinense de Previdência (IEP) - responsável pela condução dos benefícios de aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, salário-família, auxílio-reclusão e pensão por morte dos servidores públicos concursados de Erechim – assinaram contrato para abertura de conta especial para investimento de recursos dos servidores públicos municipais na cooperativa de crédito. Com esse ato, o IEP passou a ser o primeiro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) a abrir conta e investir recursos na Sicredi UniEstados.

Tais investimentos estarão sob gestão da Sicredi Asset, Gestora de Recursos do Sicredi, que possui mais de 250 RPPS cotistas, contabilizando mais de 600 milhões investidos, distribuídos em cinco fundos de investimentos.

A solenidade, realizada no dia 3 de setembro, contou com a participação do Diretor Executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Luis Marmentini; do Gerente da agência Erechim Santo Dal Bosco, Alecsander Bertolla; da Gerente Administrativa Financeira, Vanessa de Andrade Lira; da Gerente de Negócios da agência, Fernanda Rios Sirena; do Diretor-Presidente do IEP, Renato Toso; e do Diretor Financeiro do IEP, Diones Weber.

Essa parceria foi possível após recente decisão do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), que emitiu parecer favorável às cooperativas de crédito, para a captação de recursos dos Fundos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de servidores públicos, igualando o Estado do RS aos demais Estados da Federação, que já permitiam as cooperativas de crédito captarem este tipo de recurso.

Essa decisão permite às cooperativas aproximarem-se, ainda mais, de prefeituras e demais órgãos públicos municipais no RS, complementando os serviços que atualmente já são ofertados a essas entidades, como por exemplo, convênios de folha de pagamento, crédito consignado, arrecadação, entre outros.

Segundo o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, um benefício desta dimensão está também diretamente ligado à comunidade, já que as cooperativas de crédito têm como foco impactar positivamente as regiões onde está presente e os resultados positivos gerados pela movimentação financeira nas cooperativas retornam ao associado e, por consequência, para a comunidade onde ele vive.

Para o Diretor-Presidente do IEP, Renato Toso, “é inegável o papel social exercido pelo Sicredi na comunidade, pois possui entrada onde outras instituições financeiras, em regra, não têm. Por recente revisão de entendimento do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, está apto a receber aportes previdenciários dos regimes próprios de previdência social”. Desde o começo deste ano, o IEP manteve conversas com o Sicredi, tendo concretizado um primeiro aporte financeiro neste mês de setembro de 2019. “Encontramos produtos competitivos e com ótima rentabilidade, considerando os limites legais das aplicações. A partir da entrada do Sicredi em nossa carteira de investimentos, acreditamos ter encontrado mais uma ferramenta de fortalecimento da gestão financeira do IEP, destacou Renato”.

Publicidade

Blog dos Colunistas