22°C
Erechim,RS
Previsão completa
Euro R$ 4,52 Dólar R$ 4,04
22°C
Erechim,RS
Previsão completa
Euro R$ 4,52 Dólar R$ 4,04

Publicidade

Economia

Crescimento tímido nas vendas para o Dia das Mães

Presidente da CDL-Erechim, acredita que os dias frios e chuvosos contribuíram para que as pessoas ad
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

Cresceu. Pouco, mas cresceu. Assim foram as vendas no prazo para o Dia das Mães. O cenário é nacional, mas no município não foi diferente. De acordo com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL), Arlei Cavaletti, apesar do resultado modesto, o fluxo foi positivo pelo segundo ano consecutivo. 

A CDL Erechim ainda não finalizou a pesquisa junto aos seus associados para determinar os números exatos das vendas. Contudo, segundo dados informados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em nível nacional o volume de vendas na semana anterior à data (entre os dias 05 a 11 de maio) apresentou uma pequena alta de 0,11% na comparação com o mesmo período do ano passado. 
O levantamento destaca ainda, que em 2018, as vendas haviam crescido 4,36%, após acumularem três anos de queda: -0,91% (2017), -10,88% (2016) e -2,82% (2015), respectivamente. 
Com o crescimento inexpressivo, o sentimento que ficou foi o de frustração. "A lenta recuperação da economia impediu a expectativa de um crescimento mais vigoroso do varejo para o Dia das Mães em 2019. As análises serão mais detalhadas após finalizarmos a pesquisa e divulgarmos os dados sobre o contexto local", pontuou Arlei. 
Além dos fatores vinculados a economia de maneira geral, a presidente acredita que o tempo chuvoso contribuiu para que as pessoas adiassem os presentes. "Para alguns lojistas o período foi muito bom, mas para outros, não. No entanto, sexta-feira e sábado foram dias marcados intensamente pela chuva e pelo frio, o que pode ter atrapalhado a rotina dos consumidores", reforçou. 

Próximos passos 
O momento não é de lamentações, mas sim de planejamento para as próximas campanhas. "Agora o comércio varejista aposta nas vendas para o Dia dos Namorados, a data mais romântica do calendário promocional. Ações específicas para a data serão realizadas pela entidade, como intervenções com casais de namorados nas ruas. Já no plano de formação, a CDL também realizará treinamentos específicos, visando preparar as equipes das lojas associadas", relatou Arlei. 
A presidente relembra ainda, que a CDL segue atuando na campanha "Comprar Aqui é Mais Legal", oportunizando aos clientes cupons para concorrer a prêmios. O próximo sorteio será no dia 13 de agosto, momento que serão distribuídos mais de 10 prêmios no valor de R$ 500 em vale-compra e uma moto. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas