26°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Simers acredita em melhoria da saúde pública no país

Sindicato vê oportunidade para formação da carreira médica. Em Erechim, já há médico selecionado para substituir o profissional cubano que deixou o município

teste
Diretora do Simers, Gisele Lobato.jpeg
Por Salus Loch
Foto Divulgação

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Simers, tem uma posição otimista em relação aos resultados que serão alcançados com a nova fase do Programa Mais Médicos, que prevê a contratação de 8,3 mil médicos brasileiros - responsáveis por substituir os profissionais cubanos que deixaram o país após o rompimento da parceria firmada entre os governos de Cuba e do Brasil.

Em entrevista ao jornal Bom Dia, a diretora do Simers, Gisele Lobato, afirma que será possível preencher as vagas deixadas por cubanos de forma rápida e com profissionais nacionais. Ela também critica o que chama de 'série de equívocos' desde o nascedouro do Mais Médicos e cita a 'falta de uma qualificação adequada' dos estrangeiros. Segundo Gisele, o primeiro equívoco teria sido trazer médicos de fora enquanto o país teria um número suficiente de profissionais para atender a demanda.

A diretora do Sindicato pontua ainda, a possibilidade de que, diante do novo quadro, seja possível avançar na proposta de formação da carreira médica (aos moldes de juízes e promotores), permitindo que os profissionais possam prever uma trajetória de crescimento com o passar dos anos. "Temos a oportunidade de melhorarmos a saúde pública do país. Particularmente, estou otimista", observa.

Sobre um eventual risco de que os municípios mais afastados dos grandes centros fiquem descobertos (e não sejam contemplados com profissionais brasileiros, em substituição aos cubanos), Gisele diz esperar que isso não ocorra, eis que no momento da inscrição para as vagas todos já sabem/escolhem para onde irão.

Os prefeitos da área de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Erechim, torcem por isso. No total, a 11ª contava com 17 médicos cubanos.

 

Saiba mais:
Atualmente, o Mais Médicos soma 18.240 vagas no País, sendo que 8.332 postos são ocupados por cubanos. No RS, são 617 profissionais do país caribenho para 1,2 mil vagas do programa.

100% das vagas destinadas aos médicos brasileiros na nova fase do Programa Mais Médicos para o Rio Grande do Sul foram preenchidas.

 

Erechim já tem substituto para médico cubano

A secretaria de Saúde de Erechim informa que o município já tem indicação de médico substituto para o profissional cubano, integrante do Programa, que deixou a cidade recentemente. Ela tem até o dia 14 de dezembro para se apresentar. No total, Erechim conta com três vagas no Mais Médicos - sendo as outras duas preenchidas por uma profissional da Venezuela e um brasileiro.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas