12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segunda-feira de volta às aulas

Maioria das escolas de Erechim retomou atividades hoje (19)

teste
mantovanii
Por Najaska Martins - [email protected]
Foto Arquivo Jornal Bom Dia

Maioria das escolas de Erechim retomou atividades hoje (19)

A segunda-feira (19) chuvosa foi dia de volta às aulas na maioria das escolas de Erechim. Na rede pública o dia foi marcado pelo início do ano letivo em todas as etapas das escolas da rede municipal, que iniciou o ano letivo com vagas sobrando na educação infantil. Já na rede estadual, a única instituição a iniciar as atividades do ano de 2018 foi o Colégio Estadual Professor Mantovani, sendo que as demais escolas estaduais têm data de retorno marcada para a próxima segunda-feira (26).

Na rede privada, o início dessa semana marcou o início do ano letivo na Escola de Educação Básica da URI, na Escola Adventista e também das crianças da educação infantil e do turno integral do Colégio Marista Medianeira. Alunos do ensino fundamental e médio do Barão do Rio Branco também deram início às atividades letivas de 2018 hoje. Outras instituições particulares como o Colégio Franciscano São José, e etapas do Marista haviam iniciado as aulas na semana passada, logo após o feriado de carnaval.

Rede municipal

Na rede municipal de Erechim, segundo a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação são disponibilizadas 7.183 vagas para alunos da educação infantil, educação fundamental e Centro de Educação Jovens e Adultos (Ceja).

Conforme texto enviado pela assessoria de comunicação, atualmente nas escolas de educação infantil, 2.834 vagas são preenchidas por alunos do município, nas unidades de ensino fundamental mais 3.049 e o Ceja totaliza 256 matriculados. Pelo convênio com a Associação de Amparo à Maternidade e Infância (Assami) são mais 320 vagas. Além de todas as citadas, o município ainda conta com 724 vagas compradas na rede particular de ensino. No programa de educação integral a previsão é atender no mínimo mil alunos com atividades em turnos contrários aos que estão matriculados.

A prefeitura afirma anda que a rede municipal conta com 190 vagas em aberto para a educação infantil nos turnos matutino e vespertino. Na parte da manhã, seis salas são mantidas fechadas e mais duas salas na mesma situação à tarde. “Vemos com preocupação o fato de sobrarem vagas nas escolas quando tantos precisariam estar dentro de uma sala de aula. Infelizmente, tal situação se deve ao fato dos responsáveis por estas crianças verem como primordial a localização da unidade, colocando como fator determinante o bairro onde estão ser próximo ao seu domicílio”, esclareceu a secretária municipal de Educação, Vanir Bombardelli.

Demais instituições

Com exceção do Mantovani, a maioria das instituições de ensino da rede estadual de Erechim inicia as atividades no dia 26 de fevereiro. As escolas Haidée Tedesco Reali, Érico Veríssimo, João Germano Imlau e José Bonifácio estão com o início do ano letivo de 2018 marcado para o mês de março em razão da recuperação das aulas da greve de 2017. Nestas instituições as aulas encerraram no mês de janeiro.

Nas universidades, a data de início das aulas varia conforme cada instituição. Os primeiros a iniciarem as atividades no ensino superior em Erechim foram os estudantes da FAE, onde o ano letivo iniciou na última quarta-feira (14). Na semana passada também iniciaram as atividades os estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Design de Moda, do Instituto Federal do RS (IFRS).

Os cursos de graduação da URI devem iniciar as atividades do ano letivo de 2018 no dia 26 de fevereiro, enquanto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Estadual do RS (Uergs) as aulas estão previstas para iniciar no dia 5 de março.

 

Colégio Mantovani foi a única escola da rede estadual a iniciar as atividades ontem

Erro no SQL
Voc tem um erro em sua sintaxe SQL

Sintaxe:

Leia também

Erro no SQL
Voc tem um erro em sua sintaxe SQL

Sintaxe:

Publicidade

Blog dos Colunistas