21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Dennis Allan

Quatro palavras desnecessárias

Por Dennis Allan

Em meio à história principal sobre a rebeldia do rei Jeroboão, encontramos uma lição importante sobre falsas revelações.

Quando Jeroboão, filho de Nebate, criou uma nova religião para seu reino de Israel, Deus mandou um profeta de Judá a Betel para repreender o rei. Seus sinais foram convincentes, suas declarações foram corretas e suas profecias seriam cumpridas.

Agora, deixamos o foco nos erros de Jeroboão para refletir sobre a história daquele profeta. Deus havia dado instruções específicas: “Não coma nem beba nada naquele lugar; e não volte pelo caminho por onde você foi” (1 Reis 13:9). O homem entendeu essas proibições e saiu de Betel por outro caminho.

Um profeta velho saiu de Betel e alcançou o homem no caminho. Quando ele o convidou a voltar e comer na casa dele, o profeta de Judá, inicialmente, recusou, citando a proibição divina: “Não posso voltar com você, nem entrar em sua casa. Não posso comer nem beber nada com você neste lugar. Porque me foi dito pela palavra do Senhor: ‘Ali, você não deve comer nem beber nada; também não deve voltar pelo caminho por onde foi’” (1 Reis 13:16-17).

O profeta velho insistiu: “Também eu sou profeta como você, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: ‘Faça-o voltar com você à sua casa, para que coma e beba alguma coisa.’”

O relato acrescenta um comentário que afirma o que deve ser óbvio: “Mas isso era mentira.”

Quatro palavras desnecessárias.

A verdade não contradiz a verdade. Deus não se contradiz. Se Deus proibiu que o homem permanecesse em Betel, a mensagem contraditória obviamente era mentira.

Trezentos anos depois, Deus condenou o profeta Hananias quando ele contrariou as palavras reveladas pelo verdadeiro profeta Jeremias. Paulo aplicou o mesmo princípio quando ensinou que supostas revelações de novas doutrinas, diferentes do Evangelho, devem ser rejeitadas (Gálatas 1:6-9). Até voltando ao Éden, a primeira mentira registrada na história humana foi a da serpente, que contradisse as palavras de Deus.

Mas o profeta de Judá acreditou na mentira daquele homem de Betel e voltou com ele. Enquanto comia, Deus revelou a consequência da sua desobediência. Quando partiu para retornar para casa, foi atacado por um leão no caminho. O engano da falsa profecia levou à morte.

Devemos rejeitar qualquer mensagem que contradiga a palavra revelada por Deus nas Escrituras, porque certamente seria mentira. O engano de falsas profecias leva à morte!

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Câncer
21/06 até 21/07
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade

;