21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Dennis Allan

Deus não quebrou a aliança!

Por Dennis Allan

Mais de 2.500 anos atrás, Etã o ezraíta lutou com um problema que pode ser respondido à luz do Evangelho. O autor do Salmo 89 afirmou sua confiança na fidelidade absoluta de Deus e, no mesmo Salmo, disse que Deus havia quebrado sua aliança com Davi de estabelecer sua dinastia para sempre. Encontramos respostas para essa dificuldade de Etã quando consideramos ensinamentos do resto da Bíblia, especialmente do Novo Testamento.

Parte da resposta vem da promessa feita por Deus a Davi e citada pelo mesmo salmista: “Se os filhos dele desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, então punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniquidade. Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade” (Salmo 89:30-33). Etã entendeu que a aliança de Deus com Davi previa o castigo severo dos descendentes desse monarca, se fossem rebeldes. A maioria dos reis que assentaram no trono de Davi foram infiéis, e assim Deus trouxe castigos como prometeu.

Da perspectiva de Etã, Deus havia acabado com a linhagem real. De fato, depois de a Babilônia conquistar Judá, os descendentes de Davi não voltaram a reinar no trono em Jerusalém. Deus não se esqueceu, porém, da sua aliança. Pedro revela que as promessas a Davi foram cumpridas, não nos descendentes que ocupavam um trono físico em Judá e sim, por meio de um descendente específico, Jesus Cristo. Pedro mostrou esse cumprimento da promessa quando afirmou que Jesus reina, não em Jerusalém terrestre, mas no céu (Atos 2:29-36). Dessa forma, Deus acabou com a dinastia sem anular sua promessa.

O castigo divino não contradiz a bondade de Deus. O Senhor prometeu punir descendentes infiéis sem retirar sua bondade. Deus repreende e castiga por amor, da mesma maneira que pais fazem com seus filhos: “Meu filho, não rejeite a disciplina do Senhor, nem se aborreça com a sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como um pai repreende o filho a quem quer bem” (Provérbios 3:11-12, citado e aplicado em Hebreus 12:5-11). Deus castigou os descendentes de Davi e outros israelitas para purificar a nação dos seus pecados, especialmente da idolatria. Ele ainda nos disciplina para o nosso bem, pois o Pai ama seus filhos.

Etã não compreendeu todas as obras de Deus, mas ainda afirmou sua confiança na fidelidade do Senhor. Devemos mostrar a mesma humildade.

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Gêmeos
21/05 até 20/06
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade

;