21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Dennis Allan

Israel e os Gibeonitas

Por Dennis Allan

O livro de Josué ensina sobre o poder de Deus nas grandes vitórias que ele deu ao povo de Israel. O mesmo livro ensina lições importantes dos equívocos humanos. Um exemplo se encontra nos capítulos 9 e 10.

Deus havia sentenciado os povos que habitaram a terra de Canaã à destruição total e ordenou que os israelitas executassem suas ordens. Ele expressamente proibiu acordos de paz com aqueles povos (Êxodo 23:31-32; 34:11-12; Deuteronômio 7:1-2). Poderiam oferecer condições de rendição para adversários distantes, mas não para as nações da terra prometida (Deuteronômio 20:10-18). Esses fatos servem de plano de fundo para compreender a estratégia dos gibeonitas e o erro dos israelitas nestes dois capítulos.

Os gibeonitas e outros povos da terra de Canaã estavam apavorados. Seu território estava sendo invadido por um povo cujo Deus realizava milagres inéditos. Ele dividiu mares e rios, alimentou milhões no deserto, venceu gigantes e esmagou fortalezas. Seu povo chegou para ficar, e nenhum deus ou povo conseguia resistir seu poder.

Enquanto outros povos fizeram alianças para multiplicar suas defesas, os gibeonitas adotaram outra estratégia. Mandaram embaixadores que fingiram estar chegando de uma viagem longa, pois sabiam da possibilidade de uma aliança entre Israel e povos distantes. Josué e seu povo aceitaram a proposta e prometeram paz com os gibeonitas. Logo em seguida, descobriram o engano. Os gibeonitas eram vizinhos! Quando os outros povos ficaram zangados e decidiram atacar Gibeão, os novos aliados de Israel pediram proteção. Apesar do engano, Josué honrou sua palavra e conduziu os homens de Israel na batalha para defender Gibeão.

Esse caso ensina lições importantes, entre elas:

A importância de juntar todos os fatos antes de tomar decisões. Conclusões precipitadas podem ter consequências graves.

A necessidade de seguir as instruções divinas. O texto diz que “não pediram conselho ao Senhor” (Josué 9:14). Prosseguir conforme a sabedoria humana, mesmo se a nação inteira oferece seu apoio, é insensato e perigoso.

O valor de uma promessa. Josué jurou e não voltou atrás, marca de uma pessoa de integridade (Salmo 15:4).

Deus realiza sua obra apesar das falhas humanas. Deus usou o equívoco dos israelitas para facilitar a conquista da terra. A defesa de Gibeão levou a uma rápida série de batalhas e controle de toda a região sul de Canaã.

Vamos aprender da história dos gibeonitas.

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Virgem
23/08 até 22/09
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade