Uma vítima grata
Alguns dos empreendimentos que mais crescem no século XXI são academias. Pessoas que querem melhorar sua saúde procuram atividades que exigem esforço e causam dores, acreditando que esses exercícios trarão benefícios ao longo prazo.
A vida espiritual não é diferente. As situações que exigem esforço e causam dor produzem benefícios. Tiago escreveu: “Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada” (Tiago 1:2-4). Pode ser fácil ver benefícios depois de passar o vendaval, mas Tiago nos desafia a enxergar o benefício durante a tempestade.
Salmo 119 ajuda.
“Tens sido bom para o teu servo, Senhor, segundo a tua palavra.
Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.
Antes de ser afligido, eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.
Os soberbos têm forjado mentiras contra mim, mas eu guardo de todo o coração os teus preceitos.
O coração deles se tornou insensível, como se fosse de sebo; mas eu me alegro na tua lei.
Foi bom que eu tivesse passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.
Para mim vale mais a lei que procede da tua boca do que milhares de peças de ouro ou de prata” (Salmo 119:65-72).
O Salmista foi vítima de calúnias, mas o foco dele não estava nesse fato. Ele lamentou a arrogância de pessoas insensíveis, mas ainda foi grato pelas oportunidades que vieram por meio dessa aflição. O sofrimento por causa das mentiras dos outros serviu para ele se refletir e trouxe três benefícios: (1) Ele corrigiu pecados na sua vida. Ele não foi culpado das coisas que os difamadores falaram, mas teve humildade para reconhecer e corrigir outras falhas na sua vida. (2) Ele valorizou a palavra do Senhor. Em contraste com as mentiras dos outros, ele encontrou a verdade na revelação de Deus. (3) Ele viu a bondade de Deus e se aproximou do Senhor. Nos anos recentes, se tornou moda afirmar que “Deus é bom” depois de acontecer algo bom na vida. Fico feliz ao ver pessoas usando a mesma afirmação quando enfrentam coisas difíceis: diagnósticos de doenças terminais, perda de emprego, falsas acusações, morte de entes queridos etc.
Até nas piores tempestades, vamos ser vítimas gratas, pois Deus é bom!