Voltar para Casa
Meus bisavós paternos, que morreram antes de eu nascer, vieram da Escócia. Apesar de não ter nenhum contato com aquele país e nem com parentes distantes que possam ainda morar lá, eu sempre tive desejo de viajar e conhecer a terra desses ascendentes.
Eu costumo ler e estudar dois ou mais livros da Bíblia ao mesmo tempo, normalmente um do Antigo Testamento e outro do Novo Testamento. Dessa maneira, é comum observar semelhanças e contrastes em livros escritos em épocas diferentes. Recentemente, tenho lido sobre os primeiros reis em Israel e os primeiros cristãos, e achei fascinante ver como três personagens importantes voltaram para suas raízes.
O Rei Saul. A primeira batalha citada no reinado de Saul foi em defesa de Jabes-Gileade, uma cidade na Transjordânia (1 Samuel 11). Além de servir como oportunidade para ganhar a confiança dos seus súditos, pode ser que Saul pensou em outro vínculo com aquela cidade. Os antepassados de Saul, da tribo de Benjamim, foram quase exterminados. Para evitar que a tribo sumisse, homens de Benjamim se casaram com mulheres de Jabes-Gileade. É possível que Saul nem teria nascido se não fosse por Jabes-Gileade.
Barnabé. Da primeira menção desse discípulo, aprendemos que era natural da ilha de Chipre (Atos 4:36). Anos depois, ele e Saulo de Tarso saíram para evangelizar e foram para Chipre (Atos 13:4). Em uma segunda viagem, Barnabé voltou novamente para Chipre (Atos 15:39). Ele mostrou uma preocupação natural com seus familiares e conhecidos, levando o Evangelho à sua terra natal.
O Rei Davi. Em um dos piores períodos da sua vida, Davi ficou desnorteado e procurou soluções nos lugares errados. Ele sabia das promessas de Deus, mas demonstrou confusão diante das ameaças do rei Saul, que procurava matar Davi para evitar que ele fosse seu sucessor. Davi pegou a espada de Golias, a mesma que não protegeu o gigante da Filístia. Fingiu ser doido para se escapar de um rei. Durante esse período, ele levou os pais para Moabe para protegê-los do conflito em Israel. Moabe? Inimigo do povo de Deus? Sim, mas também descobrimos um vínculo da família de Davi com aquele lugar. A bisavó de Davi foi uma mulher de Moabe que se converteu ao Senhor e abandonou os ídolos do seu povo (Rute 4:13-21).
Voltamos para casa? Devemos refletir sobre a nossa motivação. Não procuremos conforto e abrigo nos erros do passado, mas levemos a mensagem salvadora às pessoas que precisam do Evangelho.