21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Dennis Allan

Arbusto ou Árvore?

Por Dennis Allan

Em viagens pelo Brasil, as diferenças na vegetação são nítidas. Em regiões que recebem bastante chuva, como no norte do Rio Grande do Sul ou na Amazônia, as árvores atingem alturas impressionantes e mantêm folhagem verde exuberante. Em regiões secas castigadas pelo sol, como o sul da Bahia, as árvores tendem a ser menores e mais escassos, às vezes com seus galhos retorcidos devido as condições climáticas mais difíceis. Cactos e arbustos que sobrevivem com pouca água dominam a paisagem.

Há vários fatores, mas a principal diferença é o acesso à água. Plantas precisam de água, e as maiores e mais robustas das árvores precisam de tanta água que o plantio de algumas espécies de árvores é visto como ameaça ao meio-ambiente em regiões de escassez de água por esvaziarem o lençol freático, sugando a água da terra.

Deus usou a diferença de plantas conforme seu acesso à água para ilustrar um princípio espiritual importante. Primeiro, ele falou de plantas que não se desenvolvem e não crescem muito:

“Assim diz o Senhor: ‘Maldito aquele que confia no ser humano, que faz da carne mortal o seu braço e cujo coração se desvia do Senhor! Porque ele será como um arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; pelo contrário, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável’” (Jeremias 17:5-6).

É triste observar que esse texto descreve uma atitude dominante na nossa sociedade. Depois de séculos de doutrinação no humanismo secular, muitas pessoas acham que os seres humanos são capazes de resolver todos os seus problemas. Com certeza, devemos ser ativos para lidar com circunstâncias que controlamos, mas é tolice imaginar que somos totalmente autônomos, sem necessidade de confiar em nosso Criador.

Deus continua:

“Bendito aquele que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, porque as suas folhas permanecem verdes; e, no ano da seca, não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17:7-8). Até muitos dos grandes avanços na ciência foram realizados por cientistas que acreditavam em Deus e entendiam estar estudando suas obras. Ainda mais quando se trata de questões espirituais e eternas, precisamos da direção que vem de cima (Jeremias 10:23). Quem aprende a confiar no Senhor desenvolve raízes profundas e folhagem exuberante.

Seja árvore, e não arbusto!

Publicidade

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Áries
21/03 até 20/04
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade