14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

O-frio-e-a-dor-de-dente.jpg

Dor de dente no frio? Saiba como é possível evitar esse problema

Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação

Se você coloca algo gelado na boca e sente um desconforto, provavelmente sofre com a sensibilidade dental. Essa sensação também pode ser desencadeada pelos dias mais frios, sendo intensificada de acordo com a área e dentina, principalmente se estiver exposta. "O aumento da dor de dente no frio se chama “sensibilidade dentária”. É um problema comum, que provoca dor quando a pessoa ingere algo muito quente ou muito frio, e que atinge mais de 50% da população adulta brasileira", explica a dentista e professora, Ana Paula Quinteiro.

Ela comenta, ainda, que o ar frio em contato, por alguns minutos, com a superfície do dente, acaba resfriando o esmalte (parte externa), a dentina (camada intermediária) até chegar à polpa dentária, região rica em terminações nervosas, muito sensíveis ao frio. Isso gera a sensação de dor.

A boa notícia é que há como evitar a sensibilidade dentária. Além de procurar um dentista, quem sofre do mal deve adotar algumas medidas. "Escovar os dentes de modo adequado, com pasta dental que não contém produtos abrasivos e tenha agentes dessensibilizantes. Optar por alimentos e bebidas com baixo índice de acidez e não ingerir os mesmos em temperaturas extremamente quentes ou geladas, também ajudam a evitar a sensibilidade dentária", aconselha.    

Mas nem toda dor de dente nos dias frios é causada pela sensibilidade. O que ocorre é uma piora quando a temperatura cai. "A dor de dente pode ser multifatorial e independe do clima. A sensibilidade dentária sim, pode ser aumentada no frio quando a dentina está exposta", conclui.