14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Profissional.jpg

Equipe multidisciplinar: a importância da qualificação do técnico em Radioterapia

Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação

O técnico em Radioterapia integra a equipe oncológica multidisciplinar e executa a entrega da dose prescrita do tratamento, operando os equipamentos emissores de radiação. Nele se completam uma série de etapas indispensáveis para realização de um tratamento radioterápico.

Para isso é necessário um conhecimento amplo que vai muito além da aplicação das técnicas de posicionamento para a sessão diária de tratamento, mas contempla as diferentes áreas que compõe essa especialidade.

Além de domínio em áreas específicas como física das radiações, proteção radiológica, Radiobiologia, Enfermagem, Imagiologia, também devem dominar os protocolos de tratamentos, além de técnicas de aquisição de imagens em tomografia e ressonância magnética.

O técnico em Radioterapia realiza a confecção de imobilizadores personalizados e acessórios auxiliares para que o tratamento seja efetivo e seguro, também acompanha a execução do exame de tomografia para programar a simulação do tratamento.

As diferentes técnicas de tratamento indicadas pelo médico Radio-Oncologista passam por um criterioso planejamento realizado pelo físico médico. O técnico precisa compreender todas as etapas e indicações clínicas. O treinamento contínuo é fundamental para sua formação, suas habilidades e experiências vindas do contato diário com o paciente, a fim de aplicar de forma precisa as decisões tomadas em conjunto por esses profissionais

O técnico em Radioterapia monitora diariamente o paciente reconhecendo reações ao tratamento, esclarecendo dúvidas e encaminhando para o médico ou profissional da enfermagem.

O conhecimento e aperfeiçoamento são essenciais para trabalhar com a complexidade das novas tecnologias disponíveis nos Aceleradores Lineares modernos, seja nos aspectos técnicos ou na verificação de parâmetros de segurança. As constantes evoluções levam o profissional a buscar uma educação continuada fundamental para exercer a função com qualidade e eficiência.

Esse perfil generalista permite o olhar crítico, atento e humanista, pois representa o elo entre os diferentes profissionais da equipe e o paciente, visando o objetivo em comum que é o sucesso do tratamento.