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Saúde

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Tendão de Aquiles: práticas simples podem evitar sérios problemas

Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação

O tendão calcâneo, popularmente chamado de Aquiles, é o maior e mais forte tendão do nosso corpo. Ao mesmo tempo, ele se torna o mais vulnerável às lesões. Isso porque pode sofrer com processos inflamatórios, degenerativos e rupturas, parciais ou completas.

De acordo com o médico ortopedista, que atua na Clínica de Fraturas de Erechim, Miguel Flores do Amaral Neto, os calçados com um bom sistema de amortecimento de impacto no solado e a região do calcanhar com elevação, como os tênis esportivos, são os mais adequados para o tendão calcâneo.

Sinais de alerta para possíveis problemas

Quando surgem problemas, os sintomas de dor envolvem a inserção no osso calcâneo, gerando inchaço e calor local, assim como desconforto no corpo do tendão que corresponde à região de transição entre a musculatura da panturrilha e sua fixação no osso. “Com a pandemia e a busca por exercícios físicos ao ar livre, sem uma orientação profissional das atividades, aumentam as chances de lesões novas ou agravamento das já existentes”, reforça o especialista em Cirurgia do Tornozelo e Pé.

Diagnóstico

O ortopedista explica que o diagnóstico dos problemas neste local envolve, além do exame físico, ecografia, ressonância magnética, entre outros.

Tratamento

Já o tratamento pode incluir o uso de medicamentos, Fisioterapia e alteração de hábitos, incluindo, em muitos casos, a mudança de calçados.

Prevenção

A prevenção é a chave para evitar toda e qualquer alteração no tendão calcâneo. “O aquecimento e alongamento antes das atividades físicas, evitando práticas de impacto e o alongamento complementar, após o exercício físico, são fundamentais”, destaca Miguel.