18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

biofeedback-saude-mental-nas-empresas.jpg

Saúde mental: converse e reflita sobre o assunto

Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação

Você certamente já ouviu falar sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, não é? Mas já ouviu falar sobre o Janeiro Branco? A campanha busca promover a reflexão sobre a saúde mental, tema que permeia nossa vida diariamente, mas que ainda é pouco debatido.

Para a psicóloga, Bruna Matias, a saúde mental abrange, entre outros aspectos, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em lidar de forma positiva com as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros.

Segundo a profissional, atualmente, estamos vivenciando um período que tem evidenciado a importância dessa temática de forma muito intensa e que torna ainda mais imprescindível conversar sobre saúde mental. "A pandemia da covid-19 vem desencadeando diferentes níveis de sofrimento emocional, que estão sendo amplamente relacionados ao desenvolvimento de transtornos mentais", pontua.

Bruna relata, ainda, que a incerteza quanto ao futuro, sensação de vulnerabilidade à doença, isolamento e solidão, mudança de rotina, restrições e o luto, são fatores que vem contribuindo significativamente para o aumento dos sintomas de depressão, ansiedade, estresse agudo na população. Por isso, se torna cada vez mais importante podermos falar como nos sentimos para identificar tais sintomas. "A tristeza, ansiedade e estresse podem ser comuns em nosso dia a dia, porém quando esses aspectos passam a ser frequentes e a trazerem prejuízo significativo para vida, é hora de procurar ajuda profissional", salienta a profissional.

Para cuidar da sua saúde mental, aí vão algumas dicas:

- esteja sempre em processo de autoconhecimento

- controle o estresse

- invista em afeto

- compreenda e aceite suas emoções

- tenha mais diálogo

- permita-se relaxar e não fazer nada

- seja mais flexível

- mantenha vínculos saudáveis