0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Fernanda Colussi

Dia do Fisioterapeuta: mãos e métodos que auxiliam na melhor qualidade de vida

Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação

A fisioterapeuta de Erechim, Fernanda Colussi, é formada há 10 anos pela URI de Erechim. Após a faculdade fez especialização em Terapia Manual e Postura pela Cesumar - Escola de Terapia Manual em Curitiba. Em seguida especialização em Quiropraxia pela Faculdade Inspirar, de Balneário Camboriú, e Pós Graduação na mesma Faculdade logo em seguida. Atualmente ela prossegue fazendo cursos nas áreas em que atua para se manter atualizada e atende no consultório, com atendimentos particulares nas respectivas áreas. Confira a seguir um bate-papo com Fernanda:

O que motivou sua escolha pela Fisioterapia?

“Após ter pesquisado e lido muito sobre a profissão, escolhi a fisioterapia não sabendo todo o benefício que causa aos pacientes e em quantas áreas poderia atuar. Com o passar do curso de graduação fui descobrindo o quanto a fisioterapia é ampla e de grande importância. Descobri que poderia auxiliar as pessoas e trazer a elas uma recuperação completa e qualidade de vida.

Hoje o que mais me completa na profissão é ver o resultados que obtenho com meus pacientes, é vê-los recuperados, felizes e perceber que com nossas mãos e cuidados podemos cuidar e auxiliar as pessoas em sua qualidade de vida”.

Comente sobre os campos em que a Fisioterapia está inserida:

“A fisioterapia é uma área do campo da saúde que visa atuar na prevenção da qualidade de vida e bem-estar da população, tratamento de disfunções ortopédicas e fisiológicas dos pacientes, sempre focando nos pacientes como um todo e trabalhando para seu bem estar geral”.

Em relação aos métodos utilizados, pontue os principais e como agem no organismo:

“Os métodos que mais utilizo no meu dia a dia no consultório são:

- quiropraxia - uma técnica utilizada para identificar a real causa das dores e problemas na coluna vertebral. Com a correta identificação da causa das dores, o tratamento se torna mais eficaz e corrige os desvios da coluna e alivia as dores. A quiropraxia ainda ajuda a liberar pontos de tensão no corpo.

- acupuntura é uma técnica da Medicina Chinesa que utiliza agulhas para tratar disfunções do organismo.  Sendo elas de origem muscular, hormonal ou emocional”. 

Em relação à Quiropraxia, explique os benefícios:

“A quiropraxia é uma especialidade e profissão da área da saúde que tem seu foco na coluna vertebral, que é o centro de sustentação do corpo todo. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a técnica pode ajudar a tratar problemas relacionados a articulações, músculos, ossos, tendões, ligamentos, ou seja, tudo o que diz respeito aos distúrbios biomecânicos do corpo humano”.

Outros benefícios da Quiropraxia:

•          Ajuda a aliviar dores de cabeça;

•          Diminui dores no pescoço e nas costas;

•          Restrição e movimentos;

•          Ajuda nas dores e tensão muscular;

•          Auxilia nas dores crônicas;

•          Benéfico para uma melhora na postura.

Como ela é feita? Há um tempo limite para o tratamento?

“Apesar de cada caso ser único e requerer tratamentos diferentes, a manobra prática está presente em grande parte dos problemas a serem resolvidos pelos profissionais da área. A articulação que está comprometida é submetida a uma manobra, que é feita por meio de movimentos rápidos e seguida de um estalo.

O tempo de tratamento da quiropraxia vai depender da resposta do paciente ao tratamento. Os pacientes são orientados após as sessões para cuidados diários a serem realizados em casa, como complemento do tratamento. Após o tratamento da disfunção é indicado ao paciente sessões esporádicas de manutenção”.

 

 

Leia também