0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Árien Oldoni

Erechim conta com nova reumatologista

Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação

A partir deste mês de julho a ‘Capital da Amizade’ conta com mais uma profissional no ramo da reumatologia. Árien Oldoni, retorna à terra natal depois de 12 anos residindo fora por causa dos estudos. Segundo ela: “estava na hora de voltar para casa”.

A jovem médica comentou à reportagem do Bom Dia que a grande demanda pela especialidade na cidade, juntamente com a possibilidade de crescimento profissional e a busca por uma melhor qualidade de vida no interior, são fatores que a motivaram em voltar em definitivo para Erechim. “Toda minha família sempre morou aqui e é muito envolvida com a cultura, a arte, o comércio e a indústria local. Erechim é uma cidade acolhedora, com bom desenvolvimento, limpa e organizada. A vinda do curso de Medicina para a cidade também me motivou, pois sempre gostei de atuar na área acadêmica”, destacou.

A formação profissional

Árien relatou que o anseio de ser médica iniciou ainda na infância. Durante o ensino médio, no Colégio São José - Garra, esse sonho foi se consolidando e, depois de uma Feira de Profissões na UFRGS, em Porto Alegre, ela teve a certeza que essa era a profissão que queria seguir.

A convite de tios, Árien foi à Caxias do Sul fazer cursinho pré-vestibular e foi aprovada em 2009 para o curso de Medicina da UCS. “Me formei no curso em 2014 e em 2015 iniciei a residência de Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de Porto Alegre. A residência de Clínica Médica durou dois anos e me proporcionou muitos aprendizados e experiências incríveis. Por se tratar de um complexo hospitalar que atende pacientes de todo Estado, pude prestar atendimento a pacientes com as mais diversas enfermidades. De 2017 até fevereiro de 2019 fiz minha residência em Reumatologia no conceituado Hospital São Lucas da PUCRS, um dos mais antigos Hospitais do Estado com residência na área de Reumatologia e um importante centro de pesquisa nessa área”, relatou.

Em março de 2019, logo após o término da residência, prestou a prova de título em Reumatologia, em São Paulo, obtendo o Título de reumatologista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

A escolha pela Reumatologia

A jovem médica explica que o interesse pela Reumatologia iniciou no 7º semestre – 4º ano - do curso de Medicina, quando teve o primeiro contato com a disciplina da especialidade. “O interesse por entender melhor o mecanismo da dor e a complexidade das doenças reumatológicas se misturou com a vontade de ajudar/aliviar as dores dos pacientes. Logo depois, no internato médico, no 5º ano da faculdade, me apaixonei pela clínica médica”, pontuou.

Durante o primeiro mês de residência de Clínica Médica, na Santa Casa de Porto Alegre, iniciou os atendimentos na Reumatologia, momento em que passou pelo estágio na especialidade. Lá teve contato com novos medicamentos e diversas possibilidades terapêuticas que foram surgindo nesses últimos anos na área de atuação. “Isso fez  aumentar meu interesse. Além disso, durante a residência em Clínica Médica, realizei estágios na Reumatologia em outros hospitais, como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Hospital São Lucas da PUCRS, ampliando meus conhecimentos na área e onde decidi por fazer a residência”, acrescentou.

A expectativa

Quanto à expectativa em atuar em solo erechinense, Árien reforçou que é a melhor possível. “Fui muito bem recebida no meu retorno e ouvi de muitas pessoas que é uma área com grande déficit de profissionais. A especialidade cresceu muito nos últimos anos e novos medicamentos surgiram, o que fez melhorar a qualidade de vida dos pacientes reumatológicos. Espero trazer esses novos conhecimentos e possibilidades terapêuticas para os meus pacientes”, reiterou.

Informações para contato:

Árien Oldoni – CRM 39921 / RQE 34846

Rua São Paulo, 466 – sala 502

Centro Clínico do Hospital de Caridade

Telefones: 54-3712-1769 – 54- 99713-5725

E-mail: arien.reumato@gmail.com

Leia também