25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Esse hábito faz com que a dentição seja fortificada

Higiene bucal: rotina saudável diminui chances de problemas dentários na fase adulta

Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

O cuidado dos dentes deve começar cedo. As crianças precisam compreender a importância de escová-los para evitar cáries, por exemplo. Esse hábito faz com que a dentição seja fortificada e o aparecimento de problemas durante a fase adulta sejam menores. Para isso, é necessário que os pais sejam orientados pelo odontopediatra, mostrando como a escovação dos pequenos deve ser feita. Além de oferecer uma alimentação saudável, ensinar como usar o fio dental e explicar a necessidade de visitas regulares ao dentista.

Porém, nem sempre é fácil fazer com que as crianças tenham essa rotina saudável. Enquanto algumas têm preguiça, outras acreditam que apenas uma escovação já é o suficiente. Kamila Azoubel, doutora em Odontopediatria, compartilha alguns métodos para estimular a criança a escovar os dentes com mais frequência. “Os pais podem explicar de forma educativa, sem assustar os filhos, o que acontece quando esse hábito não é colocado em prática. Os mais velhos também precisam lembrar que são vistos pelas crianças como exemplos a serem seguidos. Portanto, devem sempre estar cuidando bem dos próprios dentes”, afirma.

Kamila adiciona que é necessário escovar os dentes desde o surgimento do primeiro, com pasta com flúor, na quantidade recomendada pela idade, e uma escova bem macia.

Após apresentar a importância da escovação, o próximo passo é ensinar. Pode ser por meio de vídeos infantis, sendo uma forma de deixar esse hábito mais atrativo e interessante para o pequeno. Os pais ou responsáveis precisam realizar a escovação diária até, pelo menos, os oito anos da criança e supervisionar até os 12.