25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Doenças hipocinéticas: o que são e como podem afetar a vida do idoso?

Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Ao longo de nossas vidas, passamos por diversas fases e nos deparamos com inúmeras condições, incluindo diversas doenças. Entre elas está um grupo pouco falado, as doenças hipocinéticas, más condições na saúde humana, causadas por hábitos inapropriados, como sedentarismo, alimentação ruim, falta de exercício físico e descanso inapropriado.

De acordo com o médico Bruno Vial, entre as enfermidades presentes nesse grupo estão: aterosclerose, processo de formação de placas nos vasos por acúmulo de gordura, cardiopatias, anomalias no coração, colesterol elevado que limita o fluxo do sangue, obesidade, ganho de peso excessivo e sarcopenia, que é a perda de massa muscular.

Quando falamos sobre essas doenças em idosos, precisamos levar em consideração que a fase em que vivem já traz algumas limitações e dificuldades no corpo, o que dificulta os tratamentos e que precisam de cuidados mais especiais. “Vale ressaltar que essas doenças não surgem de uma vez, elas são resultados de um longo período de hábitos ruins, que em um determinado momento trazem consequências negativas no corpo, pois já não suportam o que estão recebendo, ou seja, alimentos industrializados, sedentarismo, sono inadequado, entre outros”, conta Vial.

Por fim, o médico afirma que é possível sim prevenir as doenças hipocinéticas, mas que elas precisam começar cedo, pois é uma prevenção de longo prazo. Ou seja, desde jovens é importante se conscientizar do consumo de alimentos orgânicos, práticas de exercícios físicos, mesmo que seja uma simples caminhada, e o descanso de oito horas por noite, que é o indicado.