15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

CTG Rancho Amigo, de Barão de Cotegipe, conquista torneio de Truco Cego da 34ª FECARS

teste
Equipe CTG Rincão Amigo, de Barão de Cotegipe
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Na última semana, entre os dias 21 e 24 de março, ocorreu em Esteio, na região metropolitana, a 34ª Festa Campeira do Estado do Rio Grande do Sul (FECARS), onde as diversas regiões tradicionalistas do estado competiram entre si, em provas campeiras e esportivas.

A FECARS é um dos eventos de abrangência estadual, organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, o MTG, que une tradição e competição, em uma mistura de gerações de tradicionalistas.

Nesta festa gaúcha as melhores equipes de cada região tradicionalista competem entre si, em provas campeiras, como o tiro de laço e a gineteada, e esportivas, onde inclui-se o truco cego. O truco cego, ou “truco da fronteira”, como popularmente é chamado, é um esporte gaúcho, onde trios de atletas disputam pontos com outras equipes, em um jogo de cartas regado de estratégias e costumes. O esporte é regulamentado pelo MTG, que organiza e coordena esta modalidade durante a FECARS, através da sua Comissão de Esportes. O torneio deste ano foi chamado de “Manoelito Carlos Savaris”, em homenagem ao ex-presidente do MTG, que faleceu em junho de 2023, mas deixou um legado à frente do tradicionalismo gaúcho.

As provas de truco do FECARS foram disputadas entre os dias 23 e 24, nas dependências do parque da EXPOINTER, em Esteio. Participaram do torneio 44 equipes de todo o Estado, das quais, quatro eram da 19ª Região Tradicionalista, com sede em Erechim. As equipes da região foram representadas pelos CTG’s Sentinela da Querência, de Erechim, Sinuelo dos Ervais, de Gaurama, e Rancho Amigo, de Barão de Cotegipe.

Ao final das provas de truco, sagraram-se campeões os atletas Caíque Rosset, Daniel Galiano, Luis Fernando Sorensen e Cassiano Estevan, do CTG Rancho Amigo, que em uma trajetória impecável no referido torneio, somaram sete vitórias, em oito partidas disputadas. Os campeões destacaram a importância do apoio de sua entidade, da 19ª Região Tradicionalista, e dos companheiros de torneio dos demais centros de tradição gaúcha, que acompanharam o torneio até seu final, sempre apoiando e orientando os atletas.

A presente conquista recoloca a 19ª Região Tradicionalista no cenário estadual da modalidade, e deverá atrair novos atletas e fomentar a cultura gaúcha na região.

Publicidade

Blog dos Colunistas