O Programa de Cátedras da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) foi estabelecido em 1992, juntamente com o programa UNITWIN (University twinning), visando oferecer formação, por meio do intercâmbio de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento.
Atualmente, existem cerca de 640 cátedras e 60 redes UNITWIN, que envolvem mais de 770 instituições em 126 países diferentes.
Na última terça-feira, dia 28, ocorreu o lançamento da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma. No evento, foi dado o passo inicial para o plano de atividades 2023-2026, do Programa de Cooperação Internacional, da qual fazem parte 12 Instituições de Ensino Superior de Brasil, Portugal e Guiné-Bissau e é liderada pelo Isec – Lisboa (Instituto Superior de Educação e Ciências) e visam cumprir os seguintes objetivos:
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A promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS;
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A Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspetiva da consolidação de democracias;
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A criação de uma Rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea;
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A cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento por meio de diferentes estratégias de cidades educadoras.
A Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma é constituída pelos seguintes membros fundadores:
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Instituto Superior de Educação e Ciências - ISEC Lisboa, Portugal;
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Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil;
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Universidade Passo Fundo, UPF, Brasil;
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Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil;
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Universidade Federal da Bahia, UFAB, Brasil;
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Universidade Franciscano, UFN /Santa Maria, Brasil;
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FACED/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil;
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Instituto Politécnico Nova Esperança da Guiné-Bissau;
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Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil;
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Centro Universitário Internacional, Uninter/ Curitiba/PR, Brasil;
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Fundação Anísio Teixeira, Brasil;
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Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil.
Pela URI, participaram as professoras, Edite Sudbrack e Jaqueline Moll, que estiveram presentes no evento de forma presencial, e a educadora Luci Bernardi.
Em seu discurso, a educadora Moll, deixou algumas referências como fontes de inspiração, com os informes da UNESCO, desde os anos 70 até aos desafios dos dias de hoje. “Trata-se agora de reconhecermos os nossos desafios e necessidades, valências e reconhecermo-nos como companheiros de viagem, juntos na tarefa de formarmos um mundo cívico e sustentável para estas e para as próximas gerações. Os temas ambientais, seguramente, atravessaram a Cátedra, porque é preciso”, destacou.
O plano de ação da Cátedra, A Cidade que Educa e Transforma, diz respeito a quatro tipologias de atividades, sendo elas: investigação científica, desenvolvimento de formação, divulgação e disseminação de conhecimento e projetos de cooperação, que serão desenvolvidos no período 2023-2026.