13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Jacutinga celebra 58 anos nesta quarta-feira

O grande destaque das comemorações será a Expo Jacutinga 2022, que será realizada entre os dias 3 e 5 de junho

teste
Hoje, o antigo distrito de Campinas do Sul, possui cerca de 3,7 mil habitantes
O prefeito Beto Bordin convida toda a comunidade regional para participar da Expo Jacutinga 2022
Por Vicente Giesel Hollas regiao@jornalbomdia.com.br
Foto Tiago Silveira/Prefeitura de Jacutinga

Nesta quarta-feira, 1º de junho, a comunidade jacutinguense está em festa. Há exatos 58 anos, em 1964, o município que até então era um distrito de Campinas do Sul, conquistava a sua emancipação político-administrativa. Hoje, Jacutinga possui cerca de 3,7 mil habitantes, distribuídos em uma área de aproximadamente 179, 2 mil km².

O principal destaque das comemorações de aniversário será a promoção da Expo Jacutinga 2022, a partir das 9 horas da próxima sexta-feira, 3. A feira, que segue até o domingo, 5, oferecerá a toda a população local e regional diversas atrações artísticas, possibilidades de negócios e capacitações.

Gestão

Hoje, o município de Jacutinga é liderado pelo Prefeito Beto Bordin (PP). O representante destaca que o município evoluiu muito ao longo dos 58 anos de história. “Muitos investimentos foram feitos e, principalmente na última gestão, há o planejamento de um município para o futuro”, reiterou Bordin, ao salientar que são desenvolvidas ações em todas as áreas.

Infraestrutura

De acordo com o líder do Executivo, importantes projetos de infraestrutura foram colocados em prática nos últimos anos. “Quero destacar os investimentos voltados ao desenvolvimento urbano, sobretudo, à pavimentação e ao alargamento de estradas. São realizadas, também, importantes obras de construção civil, com destaque para a implementação de novos loteamentos”, pontuou. Já na área rural, o prefeito falou sobre o crescimento do setor agrícola. “Destacamos a modernização do setor primário, principalmente na área do plantio de grãos e a possibilidade de novas rendas, seja com frutas, agroindústrias, produção de leite, aves ou suínos”, frisou.

Educação

Sobre o desenvolvimento social, o gestor destacou os investimentos voltados a evolução do ensino e aprendizagem. “Não só na melhoria das condições das escolas, da qualidade e modernização do transporte escolar, mas também na contratação de profissionais para melhor atender as nossas crianças e jovens”, reiterou Bordin, que ainda falou sobre a ampliação da Escola de Educação Infantil Arco-Íris que está em fase de conclusão.

Saúde

Na área de atuação da Secretaria de Saúde, o prefeito salientou que foram realizados investimentos expressivos na área do transporte de pessoas, na contratação de clínicas e laboratórios, em atendimentos médicos, na criação de programas específicos para a saúde física e mental das pessoas, com o objetivo de fornecer toda a atenção possível à comunidade, além de outros serviços, como a ampliação do horário de atendimento da Farmácia Básica Municipal.

Comemoração

Sobre a comemoração de aniversário de Jacutinga, o prefeito destacou os diversos eventos inclusos na programação de festividades. Primeiramente, ele comentou sobre o calendário gastronômico, que oferece jantares e festas culinárias para o povo jacutinguense e de toda a região. Conforme Bordin, são oferecidas muitas atividades que revelam o potencial socioeconômico do município.

Para o líder do Executivo, a Expo Jacutinga 2022 já é uma realidade. Ele destaca que o evento irá promover a exposição da indústria local e regional, do comércio, agropecuária, artesanato e, também, um espaço para a agricultura familiar. A feira fornece a oportunidade para que as pessoas conheçam o ‘Museu do Imigrante’, que faz parte da rota turística e recebe diversos investimentos por parte da administração municipal, uma vez que retrata a história de Jacutinga.

O gestor afirma que a cidade está sendo organizada para a grande feira. “A comunidade está vendo, nestes 58 anos do município, uma cidade mais bonita e preparada. O nosso comércio está sentindo a motivação, vai ser uma das maiores exposições, com aproximadamente 200 expositores”, destacou. Na feira, pontua Bordin, os visitantes poderão contar com uma praça de alimentação, brinquedos infláveis para as crianças, feira do livro e da agricultura familiar, ‘Museu do Imigrante’, apresentações de artistas locais e regionais, além de shows com Antony e Gabriel, Rony e Manuel, Barões do Brasil, Triou, Paula Machado, Grupo Rodeio e Banda Rosas.

Além das atrações voltadas ao entretenimento, o prefeito comentou sobre a realização do Fórum de Desenvolvimento, que tem como tema ‘O Agro é Negócio’. “O fórum tem o objetivo de debater a irrigação e correção do solo, importante aliada da agricultura, além dos desafios para a produção de ovelhas, nutrição alimentar para o gado leiteiro e plantio de soja”, destacou.

Por fim, o prefeito agradeceu a toda a equipe que está envolvida na organização. “É a 11ª edição de uma grande festa, para confraternizar, para mostrar o potencial econômico, a força da comunidade e o que Jacutinga tem de melhor. Por isso o convite para que todos venham a Jacutinga nos dias 3, 4 e 5, prestigiar a nossa grande feira”, finalizou.

Publicidade

Blog dos Colunistas