13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Estado

Políticas públicas 4.0 reúne líderes do setor empresarial do RS

Iniciativa tem como objetivo ajudar a formar líderes para representação institucional e aproximar empresários de políticos com atuação estadual e nacional

teste
A CDL Erechim esteve presente no evento representada pela presidente da entidade, Rosângela Spiazzi
Por Assessoria
Foto Florinda Chaves

Representantes do movimento lojista no Rio Grande do Sul participaram do encontro realizado na tarde desta quinta-feira (26/05) no Hotel Plaza São Rafael. O projeto foi conduzido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em parceria com o SEBRAE Nacional. O presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, relatou com entusiasmo o momento de unificação e fortalecimento do segmento.
“Vocês sabem a importância que cada CDL tem no seu município. Agora, vocês vão descobrir a força no estado e no país. Essa estrutura está aqui para servi-los” disse.
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, reforçou o papel importante do comércio no desenvolvimento econômico do país.
“Queremos que cada um entenda como pode contribuir e ajudar a sua cidade. Trabalhar de forma conjunta com prefeitos, câmaras municipais de vereadores e governadores torna possível a concretização de melhorias e inovações. É dessa forma que a CDL cresce e se torna representativa. Queremos ser cada vez mais fortes e estamos felizes de estarmos aqui, no Rio Grande do Sul, vivendo este momento marcante para todos”, disse.
Além dos presidentes da CNDL e SPC Brasil, participaram presidentes, diretores e executivos de diversas CDLs, e presidentes de Federações estaduais.
O encontro foi conduzido em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também foram apresentados estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor.
A primeira palestra foi apresentada pela advogada com especialização em Economia e Gestão e em Relações, Karoline Lima.
“O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços, defender os interesses dos associados do Sistema CNDL. Assim, asseguramos o fortalecimento do associativismo e estimulamos e promovemos o empreendedorismo”, disse.
A articulação em rede foi uma das bandeiras defendidas pelos palestrantes.
“É fundamental o alinhamento de pautas e estratégias com os líderes do Sistema CNDL, a integração com entidades representativas do setor de comércio e serviços e associações do setor privado (stakeholders externos). Além disso a articulação com as Frentes Parlamentares e Poderes Constituídos (stakeholders decisores)”, explicou o superintendente da CNDL, Marco Antônio de Oliveira Corradi.
A apresentação da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), trouxe o detalhamento da estrutura atual e ações que oferecem potencial de crescimento para os negócios. Em sua fala, o vice-presidente, Eduardo Alves Fayet, explicou o processo de mudança na sociedade atual, usando os conceitos do mundo atual que está se transformando de VUCA (sigla em inglês para Volatilidade, Incertezas, Complexidade e Ambiguidade) para BANI (sigla em inglês para Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível)
O evento integra a programação do 1º Encontro de Lideranças, promovido pela Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul. À noite, acontecerá Jantar Festivo na Associação Leopoldina Juvenil com autoridades e convidados.

CDL Erechim presente
A CDL Erechim esteve presente no evento representada pela presidente da entidade, Rosângela Spiazzi Truylia, e pela diretora de serviços, Débora Balbinotti Lunardi. Acompanharam as diretoras o Gestor da CDL Erechim, Jean Morandini, a responsável pelo setor comercial da entidade, Marilice Marinello, e a assessora de comunicação, Florinda dos Santos Chaves.

Como surgiu o Projeto Políticas Públicas 4.0
A parceria com ao Sebrae Nacional foi amplamente reconhecida como um marco nos mais de 60 anos do Sistema CNDL e seus resultados foram ressaltados positivamente por todas as entidades que tiveram a oportunidade de participar das ações realizadas. Uma das prioridades é a elaboração de estudos e pesquisas que servem de insumo para os líderes do Sistema CNDL e atores políticos utilizarem ao defender os interesses do setor. O projeto PP 4.0 já realizou 29 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas