0°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Seca: emergência na área rural e urbana

Cerca de 59 famílias estão recebendo o abastecimento de água com caminhão-pipa. Prejuízos passam de R$ 20 milhões. Prefeitura de Centenário oferece ajuda a todos os munícipes que estiverem com falta de água

teste
Divulgação/PM Centenário
Por Da Redação regiao@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação/PM Centenário

A Prefeitura de Centenário e Secretaria de Agricultura, na semana passada, juntamente com a EMATER, realizaram vistorias em lavouras e propriedades castigadas pela estiagem em todo o município, constatando perdas nas culturas de milho (grãos e silagem), soja, erva-mate, bovinocultura, horticultura e fruticultura.

A estiagem na região já ocorre há meses e se agravou com a baixa precipitação das chuvas e as altas temperaturas diárias, causando perdas permanentes nas lavouras interferindo no ciclo produtivo das plantas.

A redução da oferta de pastagens e baixa qualidade da silagem geram a necessidade de aumentar a quantidade de ração concentrada, aumentando o custo da produção leiteira, além disso, as altas temperaturas também prejudicam o rebanho.

Conforme o laudo técnico produzido pela EMATER, a falta de água compromete, inclusive, a produção destinada ao consumo de subsistência, como hortaliças, batata, mandioca, ovos, com baixo desenvolvimento. Situação que causa diminuição de renda e aumento do custo de vida, afetando inclusive o comércio local. Avalia-se que o impacto econômico ultrapasse 20 milhões de reais, em diversos setores de produção primária.

Cerca de 59 famílias estão recebendo o abastecimento de água através de caminhão-pipa. No meio rural muitas fontes drenadas estão com diminuição da quantidade de água, e até mesmo no meio urbano as caixas de água estão sendo abastecidas com caminhão-pipa.

Sendo assim, com o baixo índice pluviométrico, abaixo das médias para o período, afetando o consumo humano e animal, e gerando prejuízos socioeconômicos, o prefeito, Genoir Marcos Florek, declarou Situação de Emergência nas áreas rurais e urbanas do município afetadas pela estiagem.

A prefeitura municipal oferece ajuda a todos os munícipes que estiverem com falta de água, disponibilizando o transporte de água potável por meio de caminhão-pipa, havendo necessidade, pode-se entrar em contato com a Secretaria de Agricultura para que seja realizado o abastecimento. Solicita-se que haja o consumo consciente e que se evite os desperdícios de água neste período crítico de estiagem.

Espera-se que nos próximos dias ocorram precipitações razoáveis que possam minimizar os efeitos da seca, amenizando a falta de água e a recuperação das lavouras, que ainda não foram totalmente comprometidas.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas