17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Itatiba do Sul: gerar consciência e exercício de cidadania

Programa de educação fiscal objetiva propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado e município

teste
itatiba do sul educaçao fiscal.jpg
Por Da redação
Foto Divulgação

Direções, professores, alunos do 3º ano fundamental, e das escolas municipais e do Ensino Médio de Itatiba do Sul, participaram, no dia 21 de outubro, de atividades sobre Educação Fiscal. O evento foi organizado pelas secretarias municipais de Finanças Públicas e Transparência e Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Turismo e Políticas para Juventude.

A palestra iniciou com um diálogo sobre Educação Fiscal com os alunos, mostrando a importância da arrecadação dos impostos para a comunidade, além de ressaltar a relevância do exercício da cidadania fiscal. O encontro também quis incentivar os jovens estudantes a atuarem como multiplicadores.

“A escola é nosso público-alvo mais expressivo, pois é necessário que nossas crianças e jovens saibam e possam falar com propriedade sobre o papel dos tributos para o crescimento do município, estado e do país”, ressaltou, Paulo Roberto Sanches, disseminador de Educação Fiscal.

Nota Fiscal Gaúcha

O evento também abordou sobre Nota Fiscal Gaúcha, programa social que auxilia as entidades sociais habilitadas, sendo que as escolas estaduais do município estão cadastradas no sistema, se tornando entidade beneficiada com os recursos oriundos do programa, que já fez vários repasses, inclusive, também, para o hospital municipal.

Itatiba do Sul tem premiação local e, também, na plataforma da Nota Fiscal Gaúcha, com o objetivo de estimular a população a pedir e emitir a Nota Fiscal, conscientizando sobre os benefícios alcançados com os tributos arrecadados. Outra vantagem para o cidadão é a possibilidade de obter desconto de até 5% no pagamento do IPVA.

Processo educativo

Na oportunidade, o fiscal Tributário da Prefeitura de Itatiba do Sul e disseminador de Educação Fiscal, Idamir Lago, destacou a importância da Educação Fiscal, como sendo um processo educativo, que visa a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania.

Além disso, disse Idamir, a Educação Fiscal objetiva propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado e município, e faz parte das ações do PIT - Programa de Integração Tributária.

O disseminador falou, também, sobre o papel importante que tem a escola na disseminação desse tipo de informação, e, consequentemente, na comprovação dessas ações ao Estado, tendo assim um maior retorno de recursos para o município.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas