13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Charrua: capacitação para práticas complementares

Charruenses visitam hortos de plantas medicinais na região

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

Visando promover a saúde dos cidadãos charruenses, a Prefeitura de Charrua, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Emater, está realizando visitas em municípios da região para conhecer os espaços de horto de plantas medicinais e o funcionamento do Programa de Fitoterapia e Plantas Medicinais, que oferece à população essa terapia recomendada pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNICS) no SUS.

Uma das visitas aconteceu no dia 14 de julho, na cidade de Quatro Irmãos, onde o grupo foi recebido pela assistente social e a coordenadora do Programa de Fitoterapia da Secretaria Municipal de Saúde, Marilize Orlandi, pela equipe de agentes de saúde do município e a secretária de Saúde, Vanessa Franklin.

Participaram desse momento, a primeira-dama de Charrua, Dirce Della Betta, a secretária de Saúde e Assistência Social, Janete Derengoski, extensionistas da Emater e voluntárias que estão buscando qualificação e subsídios para a implementação e a consolidação das terapêuticas integrativas em Charrua.

No dia 2 de agosto, ocorreu a visita ao Horto de Plantas Medicinais de Tapejara, onde a comitiva foi recebida pelo secretário de Saúde, Rangel Antonio Antunes Maciel; pela extensionista da Emater, Lisiane Carra; a coordenadora das equipes de Saúde, Meiruele Machado Pozzer; a coordenadora do projeto dos hortos medicinais no município, Beatriz Kunkel, que explanou sobre a implantação da fitoterapia em todas as Unidades Básicas de Saúde e o modo como o programa atua na comunidade.

O trabalho das agentes de saúde foi destacado como fundamental para levar o atendimento e orientações sobre as plantas até a população, bem como na disseminação e trocas de mudas das plantas. Neste dia, as agentes de saúde de Charrua também acompanharam a visita.

O secretário Rangel ressaltou que a capacitação constante dos envolvidos no programa tem contribuído para o cumprimento das exigências do Ministério da Saúde, em prol da efetivação da PNICS e na integração da assistência em saúde local.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas