Salus Loch
Com base em novo decreto do governo do Estado informado ontem (15), o município de Erechim autorizará nesta quinta-feira (16) a reabertura do comércio, obedecidas restrições sanitárias como o uso de equipamentos de proteção (máscara, por exemplo), higiene e distanciamento físico. A informação foi antecipada ao jornal Bom Dia pelo prefeito Luiz Francisco Schmidt, que deverá fazer o anúncio em coletiva de imprensa ao lado de lideranças de entidades locais, às 8h45min, na Câmara de Vereadores.
Conforme o governador Eduardo Leite, no entanto, fica prorrogado o decreto atual até o dia 30 de abril para as metropolitanas de POA e Serra. A distinção se dá levando em conta o número de casos estabelecidos no RS, considerando, ainda, dados de uma pesquisa inédita realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Saiba mais
O governador alega que é preciso fazer uma transição segura entre a restrição ‘rigorosa’ para uma ‘mais flexível’. “Estamos numa maratona (na luta contra o vírus). Nessa etapa da corrida, damos início a um modelo de distanciamento controlado”, afirmou Leite.
Antes de anunciar o conteúdo do novo decreto, o chefe do executivo gaúcho apresentou dados que indicam que o Rio Grande do Sul, em razão de ações de distanciamento social tomadas pelo Estado, conseguiu ‘achatar a curva’ do coronavírus. “O Estado, na comparação com outros do país, apresenta algumas das menores taxas de infecção e óbitos. Nossa estratégia é feita pensando em poupar vidas. Não podemos admitir perder qualquer vida”, destacou.
Com a decisão de Leite, nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul, estão autorizados apenas o funcionamento de serviços essenciais, como mercados e farmácias. “A Região Metropolitana responde por mais de 50% do número de casos. Associado à Serra gaúcha, talvez, são 70% dos casos no Rio Grande do Sul. E pela alta relação de interdependência econômica dos municípios destas regiões, mantemos as políticas de distanciamento sem a possibilidade de flexibilização. Entendemos que essa é a forma adequada”, resumiu o governador.
Números da pesquisa:
• Para cada 1 milhão de habitantes no RS, estima-se que existam 500 infectados reais, 65 notificados e 1,2 óbito.
• Para cada caso notificado nas nove cidades da pesquisa, existem cerca de quatro casos não notificados.
• No dia 1° de abril, o RS tinha 384 casos confirmados. O resultado da pesquisa demonstra que o contágio é 15 vezes o número de casos confirmados ou 11 vezes o número de casos coletados.
Legenda: Há dias já se notava movimento intenso nas ruas de Erechim.