20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Economia

Inteligência financeira – o caminho para o enriquecimento

teste
Simone Angela Prigol Santolin
Por Simone Angela Prigol Santolin - Consultora Financeira
Foto Divulgação

Você sabe qual é o verdadeiro significado de Inteligência Financeira? Um psicólogo e cientista chamado de Howard Gardner estudou que uma pessoa às vezes pode ser ótima em uma atividade por exemplo em jogar futebol, mas pode ser péssima em matemática. As pessoas podem ser ótimas em algo, mas não conseguem sucesso em outros aspectos da vida. Você sabe por que isso acontece? Segundo o estudo de Howard, temos 8 inteligências, cada um de nós nascemos com uma melhor aptidão e a partir principalmente da infância desenvolvemos melhor uma ou duas, mas todos temos um pouco de cada uma destas inteligências que podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

A Inteligência Financeira é uma inteligência combinada, que precisa do o equilíbrio da razão com a emoção para tomada das melhores decisões financeiras.

 Acessando os 2 lados do cérebro o da RAZÃO que é da lógica, reflexão e mais lento e o da EMOCÃO mais intuitivo, rápido e emocional, você poderá viver uma vida em equilíbrio financeiro.

 Pessoas com inteligência financeira possuem algumas competências:

- Planejadoras: são pessoas que estabelecem um plano para o alcance de seus objetivos. O plano dará a direção para as melhores escolhas e permitirá controlar os impulsos.

- Poupadoras: costumam economizar o máximo de dinheiro, para criar reservas financeiras.

- Investidoras: buscam melhores rendimentos através de investimentos.

- Disciplinadas: são pessoas de ação, que costumam iniciar e vão até o final nos seus planos.

- Organizadas: costumam organizar seu dia com uma rotina e hábitos saudáveis que esteja alinhado com seus objetivos.

- Precavidas: Pensam no futuro, buscam sempre guardar dinheiro, e gastar menos do que ganham.

Se você quer aumentar sua inteligência Financeira, saiba que poderá desenvolver esta habilidade através destas dicas

Leia todos os dias: através da leitura você consegue terá acesso a um mundo diferente que vive diariamente, terá acesso a informações que poderão trazer as soluções, terá oportunidade de substituir hábitos improdutivos por hábitos que estarão mais alinhados aos seus objetivos.

 Crie metas: Criar metas longas, mas faça metas curtas e diariamente crie uma lista de atividades e tarefas alinhadas com seus objetivos financeiros.

Controle de Gastos e Despesas:  ter um orçamento mensal te dará consciência, que com a disciplina de não gastar mais que o seu orçamento, estará na direção de suas metas.

Tenha ajuda de um especialista: com uma ajuda de profissional especializado em finanças você poderá ter conhecimento técnico, prático e com ferramentas que ajudará criar um plano alinhar aos seus objetivos e facilitará no sucesso financeiro pessoal e de seus negócios.

Disciplina mental: é ter foco, você se conhecer e utilizar de todos seus pontos fortes para permanecer no caminho certo enfrentando os momentos desafiadores. Este é um dos diferenciais para a inteligência financeira.

 

A inteligência financeira é essencial para você ter sua liberdade financeira e uma vida em equilíbrio.

 

 

Email: simone@prediletta.com.br   

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas