28°C
Erechim,RS
Previsão completa
Euro R$ 4,65 Dólar R$ 4,19
0°C
Erechim,RS
Previsão completa
Euro R$ 4,65 Dólar R$ 4,19

Publicidade

Ensino

Quando a matemática ganha um sentido importante no cotidiano dos estudantes

Projeto para os estudantes do 9o ano do Colégio Franciscano São José desperta criatividade através do uso da matemática

São José
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, do Colégio Franciscano São José participaram de uma atividade diferente nas últimas semanas, a qual deu um novo sentido ao uso dos conteúdos de matemática trabalhados em sala de aula. A atividade investigativa desenvolvida pela professora Scheila Andretta Rossatto é um dos componentes do projeto de pesquisa de mestrado que a mesma está cursando.

A prática teve como objetivo explorar, relacionar e reconhecer a aplicabilidade das razões trigonométricas no triângulo retângulo em situações do cotidiano, utilizando-se de atividades práticas. Os estudantes construíram, com auxílio da professora, um teodolito (instrumento de precisão para medir ângulos horizontais e ângulos verticais) e, após, com fita métrica, lápis e caderno foram ao pátio da escola onde escolheram um objeto (árvore, pilar, parede, chaminé, elevador, mastro da bandeira) cuja altura era inacessível e efetuaram medidas de ângulos e distâncias.

Ao retornarem para à sala de aula, fizeram as representações em desenho, identificaram a razão trigonométrica conveniente e realizaram os cálculos para estimar a altura do objeto.

Tal atividade prática foi realizada por meio de uma perspectiva diferenciada, tornando o ensino da matemática mais contextualizado, o que despertou interesse e curiosidade dos estudantes. Também pode ser considerada uma ferramenta facilitadora para o ensino e a aprendizagem. Após o desenvolvimento da aula prática, foi possível verificar a motivação e o entusiasmo dos estudantes com a nova metodologia aplicada.

Conforme a professora, é importante utilizar diferentes metodologias nas aulas de matemática, como propostas ativas que permitem o aprofundamento do conhecimento, possibilitando ao estudante formular hipóteses e testá-las, investigando e explorando todas as possibilidades.

Publicidade

Blog dos Colunistas