18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Alunos da UFFS conquistam primeiros lugares em concurso do IAB

Participantes foram desafiados a elaborar proposta de ocupação dos vazios dos canteiros centrais da Avenida Maurício Cardoso

teste
foto_artur_e_sabrina.jpg
imagem_do_projeto.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto Fernando Kikuchi/Divulgação

Participantes foram desafiados a elaborar proposta de ocupação dos vazios dos canteiros centrais da Avenida Maurício Cardoso

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim conquistaram os primeiros lugares em um concurso de projetos urbanos promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo Regional Erechim. Diversos alunos da Instituição participaram do 1º IAB Day.

O primeiro lugar foi conquistado pelos acadêmicos Artur Spagnol e Sabrina Grifante. Já o trio formado por Paula Gresele, James Schmidtt e Paulina Engler ficou com a segunda posição. Duas menções honrosas, relativas ao quarto e ao quinto lugar, também foram conquistadas por alunos da UFFS.

Os participantes do concurso foram desafiados a elaborar uma proposta de ocupação dos vazios dos canteiros centrais da Avenida Maurício Cardoso, hoje utilizados como estacionamento de táxis. Entre os critérios de avaliação das propostas, destaca-se a leitura e compreensão do espaço urbano expressa pelas equipes, bem como as justificativas e decisões projetuais apresentadas nos conceitos. A avaliação dos projetos foi feita por um júri composto por cinco arquitetos.

A acadêmica Sabrina Grifante afirma que ela e seu colega tomaram conhecimento do concurso através das redes sociais do IAB de Erechim. “Já havíamos participado de um concurso relâmpago na Semana Acadêmica do curso da UFFS, e acreditamos que através dessas experiências é possível exercitar a criatividade, além de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de nossa formação, que, sem dúvida, contribuíram para o desenvolvimento desse projeto”, diz.

Artur, parceiro de Sabrina na proposta ganhadora, conta que a principal intenção do projeto vencedor foi a potencialização das boas relações entre as pessoas e o espaço constituído. “Para isso, nos aprofundamos na história de Erechim, buscando compreender os hábitos e costumes existentes. Assim, as três áreas de intervenção definidas pelo edital foram propostas com uma linguagem arquitetônica que se relaciona de forma harmoniosa com o entorno imediato, ao mesmo tempo em que possibilita novos usos e apropriações”, fala o acadêmico da UFFS.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim coleciona diversas histórias de sucesso de seus alunos em concursos da área. No ano passado, por exemplo, um grupo de acadêmicos conquistou uma menção honrosa no BID UrbanLab, concurso promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O trabalho também foi exposto na sede do próprio BID, em Washington (EUA). Outro momento importante foi quando Sheila Patrícia de Andrade ganhou o 1º lugar regional e nacional no Prêmio Rosa Kliass, concurso universitário de paisagismo organizado pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap). O trabalho foi desenvolvido em 2016, no último ano de graduação da então acadêmica da UFFS.

De acordo com a avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim está em 1º lugar na Região Sul e em 9º lugar em todo o Brasil.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas