0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Blog de Coluna do Leitor

  • PAZ INFINITESIMAL

    Por Coluna do Leitor
    Foto Divulgação

    Há dias que não sei o que passa: desejo uma vida pacata, anônima e fiel. Simplesmente esquecer quem sou ou quais seriam as ordens do dia. Largar de mão lealdades, confianças ou dedicações; deixar tudo para depois: afazeres, responsabilidades e muito mais. Os outros – eles todos, bons ou maus – que fiquem esperando sem a menor cerimônia. De preferência sentados, para não cansar.

    Não calcular, não prever e nem cuidar nada, da vida, da saúde.

    Abandonar a consciência, esquecer sonhos, ambições e reputações – todas, inclusive a minha.

    Dar o fora nos incômodos e incomodados. Permanecer na quietude plena e mergulhar fundo no poço morno da solidão. Ah, eu bem que mereço isso.

    Aceitar a humilhação completa de ser tão somente um pária, um zero à esquerda desprezível, capacho às suas ordens – ou melhor ainda: ser nada.

    Porém, não há como resistir os desafios do dia a dia, as chamadas sacanagens, as rasteiras dadas pelos amigos e inimigos. Parece que preciso disso para dar rumo, prumo e sentido à vida.

    Gosto muito de enfrentamentos, é quase vício; são estimulantes e revigoram. Fazem-me andar reto e para frente, com fé em Deus e nos bons companheiros.

    Desanco e descasco caluniadores, fofoqueiros e outros pobres de espírito com rara galhardia e perseverança. Nasci também para isso: enfrentar ratos, e por eles ser enfrentado. É meu jeito. Sempre vai ser.

    E sempre me restará a vergonha, que é a herança maior que meu pai me deixou – como cantava Lupicínio. Essa, ninguém me tira, meu Senhor – digo eu em prosa simples.

    Mas que ando louco para descansar um tempo, isso lá é pura verdade.  Ser um zero à esquerda infinitesimal, sem pressa, sem dor e sem dó. Ficar em paz de espirito, de bem comigo mesmo e com alhures – como o pai também me ensinou, e pouco ou nada adiantou.

     

    Dr. Alcides Mandelli Stumpf

    Médico

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Virgem
23/08 até 22/09
O apoio de amigos será importante, mas evite...

Ver todos os signos

Publicidade