25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

Marcos Leite

Aos livreiros, com amor!

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Alguma vez na sua vida, você já parou para pensar sobre os livros? Te passa pela cabeça refletir sobre o fascínio que eles exercem em nossa vida? Pois bem, a escrita é, sem dúvida, uma das grandes maravilhas da espécie humana. Ela permite que nos comuniquemos e que registremos o valor das coisas. Nos permite registrar a História, os detalhes. Permite que possamos dar nomes aos nossos filhos e por aí vai. Mas, e os livros, por que nunca perdem o seu glamour? E os livreiros? Que papel têm em nossas vidas?

História e inspiração

Os primeiros registros bibliográficos da História remontam há muitos e muitos anos, mas eram restritos a quem sabia ler e a quem dispunha de uma biblioteca. A muito poucos, por supuesto! Logo, ao longo dos séculos, os livros sempre foram privilégio dos imperadores. Mas com a invenção da imprensa, por Johann Gutemberg, no século XV, os livros puderam se tornar acessíveis a muitas e muitas pessoas. Mas o invento da prensa, da tipografia, sozinhos não fariam a diferença. Era preciso autores e mais do que isso, foi preciso muita inspiração. Talvez por isso, os livros sejam a materialização da inspiração e, justamente por conta disso, sejam tão fascinantes.

Conteúdo

Os livros necessariamente guardam uma enorme responsabilidade. Até mesmo os que são de difícil leitura ou compreensão, são exemplos de que uma obra requer concentração, requer seriedade e dedicação. O tão polêmico Mein Kampf, escrito por Adolf Hitler, também merece cuidado, nem que seja para que possamos entender como funciona a mente de um sociopata. Os livros são, portanto, a materialização de algo que se passa na união dos pensamentos do autor. E nessa toada temos uma infinidade de artistas, por assim dizer, que por meio da escrita, conseguem atravessar gerações, nos fazer rir, chorar, lembrar, entre tantas emoções que só um livro é capaz de proporcionar. Mas repare: dificilmente podemos dizer que um livro é ruim. Podemos sim, não gostar do conteúdo ou mesmo não estarmos prontos para sua leitura, mas certamente tem algum grupo que aprecia determinado gênero ou autor. Os livros são mágicos.

Livrarias

No passado, as livrarias eram como grandes estações de trem. Nela chegavam e partiam pessoas e livros, de todos os lugares do planeta e o conhecimento circulava. As livrarias tinham um papel fundamental na cultura de um povo ou lugar e, não raro, o sucesso do empreendimento dependia muito mais da sensibilidade do livreiro do que propriamente dos produtos que vendia. Eram tempos em que se tinha uma livraria para cada farmácia ou barzinho. Hoje não mais. Era assim lá em Porto Alegre, na inesquecível Livraria Miscelânea, que já comentei aqui na coluna, e é assim na Livraria Agridoce, em Erechim. Entrar nesta pequena e aconchegante casa é como adentrar em outra dimensão. Aos mais apaixonados, é como o útero materno, onde só se encontra amor, calor e proteção. Infelizmente o comércio digital atrapalhou e muito a vida dos livreiros, mas quando o propósito do lugar é bem maior do que simplesmente vender livros, tudo fica diferente. É isso que sentimos na Agridoce: acolhida, além de livros.

Lançamento

Agora, no próximo dia 25 de junho, neste local encantador e aconchegante, neste pequeno paraíso das letras, em meio aos discos de vinil e ao inconfundível cheiro dos livros, estarei “a lançar”, como dizem os portugueses, meu primeiro livro de crônicas: Página 6 – Descolunando. Sob os auspiciosos cuidados dos livreiros Marcio Simon e Marcia, os queridíssimos proprietários da Livraria Agridoce, teremos, a partir das 16 horas, um delicioso encontro de amigos. Conhecidos e desconhecidos, não importa. Pessoas que se unem pelo amor às letras. Saudemos, com amor e alegria, os livreiros. Eles são a extensão dos autores. Até lá!

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Libra
23/09 até 22/10
SEX - Você vai se interessar por tudo que possa abrir...

Ver todos os signos

Publicidade