14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Coluna do Leitor

Praça da Bandeira Festa das Nações, 1966. Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font

A importância da História Regional

Por Coluna do Leitor

Por Henrique Antônio Trizoto - Doutorando em História UPF

Coord. AHM Juarez Miguel Illa Font

A construção de uma sociedade se dá por meio de pilares sociais, econômicos e políticos, todavia, o sentimento de pertencimento se dá principalmente por intermédio da memória. Neste sentido, os Arquivos Históricos reforçam seu papel de salvaguardar a memória de uma comunidade.

            “A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa multiplicação do documento: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc.” (LE GOFF, 1990, p. 28). O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font se insere neste novo contexto por contemplar em seu acervo além dos documentos escritos, fotos, vídeos e entrevistas que estão disponíveis para pesquisa.

            Ao assumirmos que “uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira ordem” (LE GOFF, 1993, p. 28), trazemos novos atores sociais e novos objetos de pesquisa. A análise do desenvolvimento econômico, social, cultural e político da cidade ganham novos elementos e novas interpretações.

            Portanto, “(...) a Nova História, em suas diversas expressões, contribuiu para renovação e ampliação do conhecimento histórico e dos olhares da história, na medida em que foram diversificados os objetos, os problemas e as fontes” (Oliveira, p. 15, 2003).

            A História Regional se “constitui uma das possibilidades de investigação e de interpretação histórica. (...) Através da História Regional busca-se aflorar o específico, o próprio, o particular (Oliveira, p. 15, 2003). Para Neves (2002, p. 89) o estudo do regional, ao focalizar o peculiar, redimensionaria a análise do nacional, que ressalta as identidades e semelhanças, enquanto o conhecimento do regional e do local insistira na diferença e diversidade, focalizando o indivíduo no seu meio sociocultural, político e geo-ambiental, na interação com os grupos sociais em todas as extensões, alcançando vencidos e vencedores, dominados, conectando o individual com o social”.

            No caso de Erechim, encontramos elementos que reforçam essa ideia: o prédio da Comissão de Terras (Castelinho), Prefeitura, Viação Férrea, Chafariz e demais prédios históricos e monumentos que reiteram o sentimento de pertença, compõem ainda esse panteão os resquícios da rivalidade Atlanga, o Hino Tradicionalista (Erechim, História e Canto) a relação com a colonização e as etnias.

Neste aspecto ressaltamos ainda que a “História Local requer um tipo de conhecimento diferente daquele focalizado no alto nível de desenvolvimento nacional e dá ao pesquisador uma ideia mais imediata do passado. Ela é encontrada dobrando a esquina e descendo a rua. Ele pode ouvir os seus ecos no mercado, ler o seu grafite nas paredes, seguir suas pegadas nos campos (SAMUEL, 1990, p. 220).

            O conhecimento da história regional é fundamental para o entendimento das dinâmicas sociais, aproximações e distanciamentos de uma comunidade. E, nos Arquivos Históricos podem ser encontradas informações que subsidiem a compreensão de todos esses processos.

Referências

LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo, Martins Fontes, 1993.

NEVES, Erivaldo Fagundes. História Regional e Local no Brasil: fontes e métodos da pesquisa histórica regional e local. Feira de Santana/ Salvador, UEFS/ ed. Arcádia, 2002.

OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos. Recôncavo Sul: Terra, Homens, Economia e Poder no Século XIX, Salvador, EDUNEB, 2003.

SAMUEL, Raphael. História Local e História Oral. In: Revista Brasileira de História. p. 219-242. V. 9, n.º 19, set. 1989 / fev. 1990.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Capricórnio
22/12 até 20/01
QUA - Caprica, os planetas mandar avisar que você...

Ver todos os signos

Publicidade