14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Salus Loch

Divulgação

Cavaletti está entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul

Por Salus Loch

A Cavaletti recebeu nesta terça-feira, 18, a premiação do Grupo AMANHÃ e IXL-Center na 17ª edição do ranking Campeãs da Inovação como uma das 50 empresas mais inovadoras, tendo também recebido o destaque na categoria Móveis. O evento, que foi transmitido no canal do Grupo AMANHÃ no YouTube, teve um debate reunindo o ecossistema de inovação da região Sul. 

A pesquisa, aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, Estados Unidos, tem o objetivo de fazer com que cada companhia possa medir seu grau de inovação e se comparar tanto com empresas do mesmo setor como de outros. No total, mais de 150 organizações e empresas se inscreveram para o prêmio. Para o IXL-Center, a variedade de empresas de serviços e indústrias tem tornado o ranking mais competitivo, pois o uso do ferramental de inovação tende a se estender por toda uma cadeia que parte da produção e passando pela distribuição até chegar nos clientes. 

De acordo com o presidente, Gilmar José Cavaletti, a inovação é feita por pessoas, que se questionam e buscam diariamente oportunidades de mudança em processos, rotinas e novas formas de executar o trabalho. “É gratificante ver que os esforços refletem neste reconhecimento baseado em uma metodologia global, o que mostra que estamos no mesmo caminho de centenas de empresas que também possuem práticas de inovação”, resume.

Presidente da CPI do preço de medicamentos em Erechim

O presidente da CPI que investiga os aumentos exorbitantes de preços de medicamentos e insumos utilizados no combate à pandemia, deputado estadual Thiago Duarte (DEM), estará em Erechim nesta quinta-feira, 20. Na agenda, está marcada visita aos dois hospitais da cidade: Caridade e Santa Terezinha, onde Duarte deverá ouvir do diretor Rafael Ayub (MDB) que a FHST está pagando, em determinados medicamentos, 500% acima do preço. “Quanto mais escasso, mais caro”, pontua Ayub que exemplifica: “Em apenas cinco medicamentos, o Santa passou a gastar mensalmente R$ 645 mil, quando já comprou idêntica quantidade por R$ 343 mil, ainda em 2021”. Apesar do valor aviltante, o diretor observa que não há garantia de abastecimento, fazendo com que as equipes administrativa e assistencial busquem opções de tratamento a fim de garantir o atendimento ao paciente do hospital público.

40 anos de profissão

Ontem, 18, celebrou-se o Dia do Vidraceiro. A data, como obra do destino, também espelhou os 40 anos de profissão de Vanderlei Campos, fundador da Campos Casa do Vidro - empresa familiar fundada no ano de 2008, em Erechim, e quem em 2020 dobrou seu espaço físico, tendo registrado crescimento de 10% no faturamento. Para 2021, expectativa é ampliar em 20% o volume de negócios da marca.

 

 

Libera pede afastamento

A presidente do Lar Edir Bisognin Goelzer (ainda oficialmente chamado de Lar da Criança), Libera Bresolin, comunicou na segunda-feira, 17, que está se afastando por tempo indeterminado da presidência da entidade por ‘motivos pessoais’. Em seu lugar deve assumir o vice-presidente, Luiz Felipe De Marchi.

 

 

Agência Central do BB tem novo gerente geral

Com 20 anos de experiência no Banco do Brasil, Robson Borowski da Silva, 43, assumiu a gerência geral da Agência Central do BB de Erechim. Formado em Administração e MBA em Gestão de Pessoas, Robson atuou 11 anos como ‘primeiro gestor’, sendo sete anos em quatro agências no Estado do Maranhão. Natural de Porto Xavier, retornou ao RS e, antes de chegar à Capital da Amizade, esteve quatro anos em Bagé.

 

Política x ciência

Cansado de tanto ‘apanhar’, o governo do Estado instituiu um novo modelo de distanciamento, chamado de Sistema 3 As: Atenção, Alerta e Ação, que veio para substituir o modelo das ‘bandeiras’. No papel, uma beleza. Na prática, porém, nem tudo são flores.

Trocando em miúdos, a mudança proposta por Eduardo Leite (PSDB), ao atender o pleito dos prefeitos, transferindo responsabilidades a estes, faz com que o governador lave as mãos diplomaticamente e empurra aos gestores locais conceitos tão caros quanto responsabilidade, observância a critérios técnicos e equilíbrio; algo que, embora esperado (e necessário), nem todos os chefes de executivo possuem. Em regra, o político se move fazendo cálculos eleitorais. Há exceções, claro, mas... são exceções.

Justamente por isso, muitos alcaides, sabemos, têm (e seguirão tendo) dificuldade em bater de frente com interesses econômicos, ideológicos e políticos, colocando, assim, ciência e saúde em 2o plano.

Com o crescente número de casos da covid-19 na região - e um presidente da república que chama de ‘idiota’ quem cumpre as medidas de distanciamento social -, devemos, infelizmente, nos preparar para o pior; de novo, e olha que já estamos há 14 meses nessa triste ciranda...

 

 

 

Covid-19: Drama à vista na AMAU

 Governo do Paraná, preocupado com o crescimento dos números da pandemia no estado, publicou decreto que antecipa em uma hora o toque de recolher e proíbe o funcionamento de atividades não essenciais aos domingos. Acredito que a AMAU deva adotar medida semelhante - e logo! Indicativos mostram que, nos próximos dias, região deve receber um sinal de ‘Aviso’ do executivo gaúcho (o primeiro dos ‘As’ do novo modelo), caminhando, em seguida, para o ‘Alerta’, quando os hospitais já estiverem novamente superlotados. O passo seguinte, quando a coisa já saiu do controle, seria a ‘Ação’ de Leite - fechando tudo.

A antecipação pode ser uma dádiva...

 

Testagem

Presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, solicitou ao Comitê de Atenção ao coronavírus da entidade a realização de testagem em alguns municípios da região. Ideia é verificar a disseminação do vírus e o percentual de casos assintomáticos.

 

 

 

 

Aurora assume operações avícolas da Agrodanieli

Após concluir a aquisição da estrutura de produção de aves do Grupo Agrodanieli, de Tapejara, a Cooperativa Central Aurora Alimentos prepara-se para assumir efetivamente as operações industriais. Na segunda-feira, 17, o conglomerado catarinense assumiu o comando das unidades e, nesta sexta-feira, 21, iniciará o abate para o processamento de produtos da marca Aurora. O anúncio foi feito pelo presidente Neivor Canton.

A transação recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão do Governo Federal responsável por zelar pela livre concorrência no mercado nacional. Entraram no negócio quatro unidades produtivas instaladas no município de Tapejara: o Frigorífico de aves localizado na comunidade de São Domingos, com capacidade para abate de 155 mil aves/dia; o Frigorífico de aves situado em São Silvestre, com capacidade de abate de 50 mil aves/dia; a Fábrica de subprodutos e a Fábrica de rações com capacidade estática de produção para 70 toneladas/hora.

Também foi adquirido o Incubatório de Aves localizado no município vizinho de Ibiaçá (RS), com capacidade aproximada de 1,7 milhão de ovos/semana. Fez parte do negócio, ainda, a aquisição de uma estrutura de armazenagem de grãos com capacidade de 110.000 toneladas. A força de trabalho atualmente ocupada no segmento de aves da Agrodanieli será mantida. Os cerca de 2.000 trabalhadores diretamente empregados nessa estrutura de produção estão sendo transferidos para o novo proprietário.

Investimentos

A Aurora prepara um plano de investimentos nas unidades incorporadas para execução em médio prazo. A unidade de aves de São Silvestre terá seu abate ampliado para 155 mil aves/dia, igualando-se em capacidade à planta de São Domingos. Todas as unidades passarão por melhorias com o objetivo de ampliar a produção e diversificar o MIX de produtos a base de carne de frango que as plantas podem gerar. A Aurora Alimentos abate cerca de 1 milhão de cabeças de aves por dia. Com a aquisição, aumentará de imediato em 20% o processamento industrial de aves.

 

 

 

Elaine Deboni, agora, ensina camelôs da Capital a empreender

A empresária Elaine Deboni - que marcou época em Erechim com sua boutique - trocou o luxo para ensinar os camelôs de POA a empreender. Esta semana, em entrevista ao jornalista Políbio Braga, a gerente do Pop Center (Camelódro de Porto Alegre) revelou o perfil do consumidor em meio à pandemia. Confira alguns trechos do bate papo:

Políbio - Quantos lojistas tem e pode ter o Pop Center?
Elaine - Temos capacidade para 800 lojas. A lista de espera hoje tem 270 lojistas e 155 estão aguardando o edital de chamamento público.

Políbio - Gostaria que você aprofundasse um pouco a questão da mudança do perfil do consumidor.
Elaine - Toda a mudança na economia afeta diretamente as vendas e o Pop Center também foi impactado por isso. Nossos consumidores sempre foram majoritariamente das classes B e C, que correspondiam respectivamente a 47% e 48,7%. Acredito que hoje a % de consumidores da classe D, que era em torno de 2% do nosso público, diminuiu, enquanto a B aumentou. 

Políbio - Qual é a principal diferença de um Pop Center e de um ShoppingCenter ?
Elaine - É importante destacar que o Pop Center tem um público diferenciado, independentemente da classe social. Os clientes escolhem o Pop pelo propósito. Temos muitos da classe A que compram aqui por este motivo e esse foco fez toda a diferença na segunda geração de nossos permissionários.

Saiba mais

Em 2010, o então prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB) resolveu alojar os camelôs da cidade em um shopping popular, para que pudessem vender seus produtos de forma organizada e segura. Tratava-se de uma parceria público-privada. Na largada, a ideia teve enorme resistência. Os vendedores ambulantes se recusavam a trocar as ruas por um espaço físico onde teriam de conquistar uma nova freguesia (algo semelhante ao que aconteceu em Erechim).

Revoltados, os camelôs foram às ruas protestar, conta Wladimir Miranda, em reportagem no portal ‘Diário do Comércio’. Foi quando surgiu Elaine Deboni. Contratada pela administração do novo centro de compras, ela percebeu que não adiantava apenas alojá-los no prédio, sem antes oferecer a capacitação necessária para que pudessem subir de patamar. O primeiro passo foi organizar palestras para os novos lojistas com a Receita Federal, Sebrae e a Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB. Elaine colocou também à disposição dos camelôs os conhecimentos de uma equipe do Senac, mas foi além: fez uma imersão no Disney Institute para entender melhor a gestão de grandes públicos, fator decisivo para o sucesso do empreendimento.

 

Curtíssimas

 

# Por orientação do Tribunal de Contas, prefeitura de Canoas vai revogar lei que concedeu reajuste a servidores. Em Erechim, município avalia medidas para sustentar o reajuste, considerando, entre outros aspectos, que o caixa da administração sustenta o impacto. Além disso, executivo prevê envio de novo projeto à Câmara a fim de autorizar que os valores pagos ‘a mais’ (ora em discussão) sejam depositados em conta separada até que o tema seja pacificado na esfera jurídica.

 

# Durante reunião extraordinária da AMAU esta semana, o prefeito de Cruzaltense, Joarez Sandri (MDB), disparou: ‘Nós, políticos, falhamos no combate à pandemia no Brasil. Devemos deixar que os técnicos (em saúde) digam o que devemos fazer. Do contrário, passaremos mais um ano nessa situação, com saúde e economia comprometidos”. Enquanto aplausos tímidos foram ouvidos, alguns colegas prontamente trataram de rebater o destemido Joarez.

 

# De posse da licença da Fepam, Creral dará seguimento ao projeto UTE Litoral Norte em Capivari do Sul. Com potência instalada de 5 MW, a UTE utilizará a casca de arroz como combustível para gerar energia.

 

# A UTE Litoral Norte será o segundo empreendimento deste tipo a ser construído pela Creral, que desde 2018 opera a UTE São Sepé de 8 MW de potência, localizada no município de São Sepé. Além da cooperativa, a nova usina conta também com a participação das empresas BR Energia, Minozzo Participações, Energia 203 e Enerbio.

 

# Nova presidente da Associação dos Comerciantes do Balneário de Marcelino Ramos (Ascobol), advogada Liziane Marsaro, quer trabalhar com grandes eventos na retomada pós-pandemia, entre os quais o rodeio country.

 

# O Cecris Entidade, de Erechim, tem utilizado uma linguagem que abraça e convida nas redes sociais. Ao mostrar empatia - com textos e fotos -, chama a atenção e se diferencia.

 

# Em reunião com as secretarias da Fazenda e do Planejamento, os Poderes e Órgãos autônomos do Estado definiram a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. Ficou estabelecido que TCE-RS, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Defensoria Pública terão seu orçamento para o próximo ano corrigido em 3,75%, centro da meta da inflação prevista para 2021. Deste acréscimo, 2,4% ficará contingenciado, restando um incremento financeiro de 1,35%. 

 

# Enquanto isso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou ontem, 18, por unanimidade, os projetos de decreto legislativo (PDLs) que buscam barrar o pagamento do auxílio-saúde para Ministério Público, Judiciário e Defensoria Pública. Com a aprovação na CCJ, as matérias podem ser apreciadas em plenário nas próximas semanas.

 

# Crescimento populacional e as mortes da covid-19 motivaram o vereador Araújo (PTB) a solicitar, pela 3a vez, a construção de um novo cemitério público em Erechim.

 

# Accie e prefeitura de Erechim estão realizando pesquisa a fim de ouvir a opinião de potenciais expositores e da população a respeito da realização, ou não, da Frinape 2021 prevista para novembro. Proposta é ‘medir’ o impacto da pandemia no comportamento - e intenções - da comunidade.

 

# Empresa CCR Via Sul anuncia para esta semana o início da duplicação da BR 386, entre Carazinho e Lajeado. Previsão é de duplicar 166 km em nove anos, sendo executada por trechos a cada dois anos - a começar pelos 20km entre Lajeado e Marques de Souza; seguido dos 26 km entre Fontoura Xavier e Soledade; 31 km entre Soledade e Tio Hugo; o quarto entre Marques de Souza e Fontoura Xavier de 56 km; finalizando entre Tio Hugo e Carazinho.

# Com 37 cursos presenciais de graduação e 18 na modalidade de ensino à distância, 40 especializações, seis mestrados e três doutorados, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) celebra 29 anos nesta quarta-feira, 19.

 

 

 

Lançamento no Dia do Pedagogo

 

Nesta quinta-feira, 20, Dia do Pedagogo, às 19h, será realizado Sarau de lançamento do e-book “Práticas e novos repertórios para as infâncias e juventudes” pela editora Fi. O livro é organizado pelo professor Doutor em História, Éverton Reis Quevedo, que também é supervisor da Casa da Memória da Unimed Federação/RS, e pela mestre em Educação, Ana Cristina Sofiati. Atividade contará com a participação especial da Dra em Educação Ana Felicia, e mediação de Márcia Cavalcante. Interessados podem acompanhar o evento pelo link do Zoom: https://us02web.zoom.us/j/82661175647?pwd=cUtrUUFHTFlnL0IxdTA2WUZ4NzlLQT09

O ID da reunião é 826 6117 5647 e a senha de acesso: Freire.

 

 

[email protected] Digital

Brasileiros passam 3h42min nas redes sociais por dia

Um dos princípios básicos do varejo é que as marcas precisam estar onde os consumidores estão. E hoje, dentre esses lugares encontram-se as redes sociais, canais que – se já não foram – precisam ser incorporados à estratégia para garantir o relacionamento e a satisfação do cliente. De acordo com um relatório da Deloitte, a cada minuto mais de 4 milhões de pessoas no mundo respondem com o botão ‘curtir’ ao conteúdo do Facebook. No Instagram, o número é de 1,5 milhão e, no Twitter, 350 mil.

# Já o tempo global de permanência dos usuários na internet beira 7 horas diárias. E, dentro desse período conectado, a média de tempo que os brasileiros passam nas redes sociais é de 3 horas e 42 minutos por dia.

# Ainda de acordo com o relatório, as atividades descritas pelos internautas no período conectado são as mais diversas. Desde encontrar informações (63%), manter contato com amigos e familiares (56,3%) e atualizar-se sobre notícias e eventos (55,6%) até pesquisar por marcas e produtos (46%) e gastar o tempo livre apenas navegando (44,4%).

Leia também

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Sagitário
22/11 até 21/12
SEX - Trabalho, trabalho, trabalho -- você vai...

Ver todos os signos

Publicidade