21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

MARIANA PEDRO JUPEM.jpeg

Colônia de férias na Polônia com jupenianos

Por

Comentado anteriormente aqui na Coluna do Jupem, Mariana Antosz Sieslevski e Pedro Henrique de Oliveira, participantes do Grupo, estão vivenciando momentos inesquecíveis no país de seus antepassados. 

Há duas semanas eles estão hospedados no Castelo Zamek em Pultusk, na Polônia. A cidade onde estão fica a aproximadamente 60 km da capital Varsóvia. Eles participam da chamada colônia de férias, fazem vários passeios pela região e aprendem a língua polonesa. Os jovens são incentivados pela BRASPOL e alguns requisitos são necessários, como ter menos de 18 anos de idade, participar de alguma entidade polonesa ou ter descendência do país. 

Pedro conta que além dele e Mariana, que é sua prima, também foram outros jovens brasileiros. "Ao total, somos 31 jovens do Brasil, junto conosco também vieram alguns monitores que nos supervisionam e auxiliam com a comunicação. Também vieram grupos de outros 6 países como Espanha, Azerbaijão, Turcomenistão, Uzbequistão e Geórgia, são os que me lembro", comenta Pedro de Oliveira.


Os jovens de todos os países estão alojados no mesmo Castelo e, a integração entre eles é um dos resultados que o programa proporciona. "O pessoal aqui é muito carismático, a gente costuma praticar vários esportes juntos. Já jogamos futebol, vôlei e badminton, tudo é muito divertido" acrescenta Pedro. A volta deles está marcada para o dia 30 deste mês.

Final de semana em Santa Catarina

Hoje, o Jupem participa do 10° Encontro Cultural Polonês em Brusque-SC. Os Elencos Adulto e Pré-juvenil estão na cidade para abrilhantar o encontro da região. Os dançarinos realizarão um espetáculo de uma hora com várias danças previamente ensaiadas. A próxima coluna trará mais detalhes sobre a apresentação, acompanhe. 

Godzina Polska na Rádio Gaurama

Mais uma vez o Jupem participa da Hora Polonesa da Rádio Gaurama 1260 AM. O programa será transmitido amanhã às 11h. Desta vez, eu e meu colega Jeison Lipinharski o deixamos preparado para a transmissão, pois como comentado anteriormente, neste final de semana o Grupo se apresenta na cidade de Brusque-SC e não estaremos presente no horário.

Somos muito gratos pelo convite da Rádio, o intuito é que entidades ligadas à cultura polonesa divulguem seus trabalhos e, também um pouco dos costumes da etnia. Nesta edição contamos algumas notícias do Jupem, falamos sobre nossos amigos que estão na colônia de férias, sobre o Coral Universitário Jupem, sobre as Olimpíadas e muito mais. 

Para ficar conectado com o Grupo e ouvir músicas tradicionalmente tocadas na Polônia, ouça a programação da Rádio neste domingo!

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade