11°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

Família Goelzer

Mais de um século

Por
Foto Salus Loch

A família Goelzer traz no sangue o gosto pelo direito. A tradição, reconhecida estadualmente, já chegou à 3ª geração. Na foto, ao centro, o preceptor Jorge Lisboa – que há 53 anos milita na advocacia (além de marcada atuação política). À esquerda, Jorge Luis, com 34 anos de prática; e, à direita, Paulo, com 25 anos de lida. Na soma, pai e filhos totalizam 113 anos de direito, bem guardados pelo olhar fraterno de Dona Edir, a matriarca – que, mesmo não sendo advogada, garante amparo, carinho e proteção às crianças e adolescentes do Lar da Criança, instituição que administra há décadas.

O leitor atento, no entanto, deve estar se perguntando: ora, o texto fala de três gerações. Onde, pois, estaria a continuidade da linhagem Goelzer, que não aparece na foto tirada esta semana em plena Av. Maurício Cardoso?

Respondo: trabalhando. Ela atende pelo nome de Priscila, neta de Jorge Lisboa, que, embora jovem, empresta mais 12 anos de atividade à dinastia.

Vida longa à família, o (bom) direito agradece.

 

Começo

A eleição do MDB erechinense, marcada para o dia 24 de agosto (aniversário do prefeito Schmidt), é aguardada com ansiedade por diferentes legendas, de tucanos a petistas.

Ali, começará a se definir o pleito de 2020.

 

Solvência e perenidade

Tribunal de Contas do Estado (TCE) iniciou o processo de homologação das aposentadorias do Instituto Erechinense de Previdência (IEP), permitindo, segundo o presidente da autarquia, Renato Toso, o lançamento da compensação financeira junto ao INSS. Com isso, ele explica que será possível resgatar os valores de contribuição vertidos ao INSS até 30 de dezembro de 2015, o que reforça a solvência e perenidade do IEP.

# Até hoje, o IEP já encaminhou aposentadorias ou pensões de 135 servidores públicos do município de Erechim. O patrimônio do Instituto é de R$ 84 milhões.

 

Nova sede da Aquarela deve triplicar capacidade de atendimento

A Associação Aquarela Pró-Autista intensificará nos próximos meses a busca por recursos a fim de viabilizar a construção de sua nova sede em terreno já doado pelo poder público de Erechim. A estimativa da direção é garantir via patrocínios, doações e a contribuição de pessoas físicas e jurídicas (por meio do IR) parte dos valores necessários. Um jantar em celebração ao aniversário de 10 anos da entidade, em outubro, será realizado com igual fim.

Atualmente, a Aquarela atende num espaço de 200 m2 um total de 39 famílias, com cerca de 50 na fila de espera. Com a nova sede – numa área de 938 m2 –, a previsão é de que, pelo menos, 150 famílias possam ser contempladas pelo trabalho da Associação. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato pelo telefone (54) 3712 3005.

 

Mais uma ‘aula’ de Gitta

Na terça-feira (11), Gabriella Gitta Schwartz Heilbraun, 90, a cativante sobrevivente do Holocausto que inspirou o romance ‘A Tenda Branca’, contou, em Florianópolis, parte de suas experiências de vida durante o encerramento do Programa de Desenvolvimento Gerencial da Justiça Federal de SC, que teve como tema inclusão e acessibilidade.

A cada manifestação pública ou privada de Gitta, com quem tive o prazer de compartilhar inúmeros momentos de aprendizado no processo de construção do livro, me emociono um pouco mais.

Deixo aqui um dos ensinamentos dela no evento desta semana, momento que arrancou aplausos de juízes e servidores da Justiça Federal catarinense:

‘Aproveitem a vida e tenham cuidado para que não se caia de novo numa desgraça’.

Obrigado, Gitta.

 

Pontes inovadoras

O ‘Innovation Day’, aproximação entre a Unimed Erechim e a URI a fim de desenvolver pelos próximos cinco meses soluções na área da saúde, é um belo exemplo do futuro das empresas e dos negócios em geral. A junção de forças e de conhecimentos, capaz de estimular inovação num mundo disruptivo e dinâmico, é base para garantir a sustentabilidade dos negócios, em qualquer área. Menos muros; mais pontes – e foco no resultado, de preferência, compartilhado. Este é o caminho.

 

Curtíssimas

# Secretaria da Fazenda de Erechim aperta o cinto para garantir a realização de obras prometidas pelo prefeito Schmidt, como a revitalização de praças e a nova UBS do Progresso. Ao mesmo tempo, assessora o Santa Terezinha na renegociação da dívida com os médicos. Dias puxados...

# O Comitê do Alto Uruguai ‘Em defesa da previdência pública’ confirma adesão à greve da ‘classe trabalhadora’, prevista para hoje (14) em todo o país. Organizadores anunciam atividades que devem ser desenvolvidas a partir das 10h, na Praça dos Bombeiros. À tarde, está prevista marcha pelas ruas da cidade, com encerramento previsto para às 17h, em frente ao INSS.

# Nos corredores do palácio municipal especula-se que a vereadora Eni Scandolara possa ocupar cargo no governo Schmidt, abrindo espaço para que o novo presidente dos Progressistas e suplente de Eni, José Mantovani, assuma assento na Casa do Povo. Há, no entanto, quem defenda que Mantovani seja ungido (direto) ao 1º escalão do executivo. Veremos.

# Enquanto isso, representantes do grupo derrotado nas eleições dos Progressistas cogitam deixar a sigla.

# Brasil repatriou esta semana R$ 77,4 milhões do ex-juiz federal Rocha Mattos – envolvido na Operação Anaconda, onde a Cotrel também esteve enredada no início dos anos 2000.

# Segundo a Receita Estadual, 9 mil veículos estão com IPVA atrasado em Erechim.

# Doutora em Educação e professora Zoia Prestes – filha de Luiz Carlos Prestes – esteve nesta quinta-feira (13), na UFFS/Erechim, para lançamento de livro sobre Vigotski, autor estudado em teorias da aprendizagem.

# Enquanto o Alto Uruguai aguarda pelo prometido novo presídio de Erechim, o secretário de Administração Penitenciária do RS, Cesar Faccioli, anuncia com cara de ‘novidade’ a restauração do muro do xilindró, que desabou há quase seis meses. Somos, de fato, um canto aprisionado pelo esquecimento do Estado.  

# Mercado financeiro recebeu esta semana comunicado de oferta para a compra de novas ações do Banrisul. Segundo o Piratini, serão oferecidas ações ordinárias até o limite da manutenção do controle acionário do banco.  

# No atual (e pífio) ritmo de investimentos, o Brasil só atingiria a universalização do tratamento de esgoto em 2054. Erechim, com seu atraso, é um dos municípios que ajuda a engrossar tal estatística.

 

C@nto Digital

Pesquisadores de Oxford concluíram que 47% dos empregos atuais podem ser automatizados até meados de 2030. Ou seja, um em cada dois postos de trabalho estão condenados – e, segundo o gaúcho Maurício Benevenutti, que mora no Vale do Silício e é sócio do StartSe – não estamos falando apenas das ocupações menos especializadas.

Para garantir um lugar no futuro, diz Benevenutti, será preciso ter ‘rebeldia, conhecimento e capital’, elementos que permitem um ecossistema de inovação. De quebra, um quarto fator deve ser agregado ao processo: o poder público. ‘Se você tem o governo oferecendo políticas de isenção fiscal que incentivam a inovação e garantam facilidades ao empreendedor, você acelera o processo’.

Está na hora de Erechim pensar – e agir – com seriedade neste sentido. Nem que seja por rebeldia.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade