21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do

Painel Banda

O músico e professor Beto Prado

Por
Foto Divulgação

           No sábado de Aleluia, dia 5 de abril de 1958 o jovem casal Luizito Pereira do Prado e Therezinha Maria do Prado comemoravam em uma festa familiar. Therezinha mesmo grávida de nove meses dançava muito, após sentir-se mal foi levada para casa e seu filho Beto Pradonasceu no domingo de Páscoa, dia 6 de abril de 1958, na cidade de Getúlio Vargas.

            A família de Luizito Pereira do Prado (operário) e Therezinha Maria do Prado (doméstica) teve um total de oito filhos. Os avós paternos de Beto eram Antônio Pereira do Prado e Maria Hark (nascida na Alemanha) e os maternos Juvelino de Oliveira e Eliza de Oliveira.Familiares atuando na música, apenas um tio que acompanhava ao padeiro alguns gaiteiros nos bailes da região.

            Aos doze anos de idade, Beto Prado viu de perto pessoas tocando violão e se encantou pelo instrumento. Pediu para seu pai um violão, mas ele queria que aprendesse acordeom, como não aceitou, permaneceu o impasse.

Mas ao completar quinze anos, Beto frequentava os matinês na cidade e ficava olhando, de perto os  guitarristas tocarem, e o desejo aumentava cada vez mais pela música, e ao completar dezoito anos em 1976, sua mãe sabedora do seu maior desejo, lhe presenteou com um violão, comprado na loja JH Santos, na cidade de Erechim. Como a família era bastante humilde, parcelou em 24 vezes para pagar. Com o violão em mãos, conseguiu emprestado, um pequeno método de cifras para violão, através do qual conseguiu aprender o básico e o suficiente para tocar algumas músicas.

            Em sua adolescência, Beto Prado ouvia grupos como Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Roberto Carlos além de outros artistas da Jovem Guarda. Da mesma forma, diversos artistas internacionais como The Ventures, The Beatles, The Rolling Stones influenciaram o jovem Beto, que tirava as músicas de ouvido e tentava reproduzi-las na guitarra.

            Devido a sua origem humilde, Beto não tinha acesso as Escolasde Músicas, por outro lado teve muita ajuda de músicos locais mais experientes, que animavam bailes na região.

            Foi justamente o músico Orlando Tagliari que orientou Beto a estudar piano, para que pudesse aprender a ler e escrever música, com isso, estudou durante três anos na Escola Santa Clara, em Getúlio Vargas, com a professora Irmã Maria José. Para complementar, adquiriu diversos métodos, com os quais começou a escrever arranjos musicais, principalmente para a Banda Carlos Gomes, da cidade de Getúlio Vargas.

            Beto Prado participou de um curso para regente de bandas em Porto Alegre, fomentado pela FUNARTE, na Casa da Cultura Mário Quintana, ministrada pelo Professor Marcos Vinicius Cunha Nogueira.

            Em dezembro de 1977, Beto começou a pensar em formar um grupo para animar bailes, e como já tocava violão com o acordeonista Nelson Krasuski desde o início de sua carreira, fundaram em 1978 o Grupo Musical Os Milionários, mudando no ano seguinte o nome para Musical Painel Banda, onde permaneceu por 20 anos.

            Nesse grupo passaram diversos músicos, dentre os quais podemos citar Rogério Krasuski na Bateria e vocal, Juliano Beledellina teclado, acordeom e vocal, OsvaldirBrambatti no trompete e Armado Falk no saxofone contralto, além de Beto Prado na guitarra, trombone e vocal.

            Paralelamente ao Painel Banda, Beto integrava a Banda Carlos Gomes durante 15 anos, que dividia o mesmo local de ensaio.

            Beto Prado nunca gravou nenhum álbum completo, mas registrou algumas composições suas, desde o gênero sertanejo raiz até Jovem Guarda.

            Atualmente Beto é diretor e professor na Escola de Música JBS, a qual fundou e atua juntamente com seus filhos Jessé Prado e Suzi Prado, que além de professores se apresentam com o trabalho Jessé & Suzi Acústico. Além disso, Beto apresenta voluntariamente no projeto Ministério da Música, da igreja católica, para animar as missas dominicais.

            A família Prado também foi à espinha dorsal do grupo Os Impossíveis, que além de Beto e seus filhos também faziam parte alguns de seus alunos.

            Beto Prado toca principalmente instrumentos de corda com o violão, guitarra, contrabaixo elétrico, cavaquinho, porém leciona teclado, piano, acordeom, escaleta, gaita ponto, harmônica, bateria, pandeiro, bandolim, Ukulele, trombone, trompete, saxofone, clarinete, violino, viola, viola caipira, flauta doce e flauta de Pan.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade