12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Roda Motor

Combinação de chuva+direção exige maior atenção no trânsito.

Cuidados para dirigir em dias de chuva

Por Instituto da Qualidade Automotiva - IQA
Foto Divulgação

Motorista deve ter atenção redobrada para evitar acidentes

Baixa visibilidade e pista escorregadia são alguns motivos para o motorista redobrar a atenção nos dias chuvosos, pois é quando aumenta o número de acidentes de trânsito. O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva recomenda cuidados básicos para uma direção mais segura sob a chuva.

Verificar os itens de segurança é a primeira orientação do Instituto. "Os pneus devem estar dentro do limite máximo de desgaste. Pneus 'carecas' reduzem a aderência e facilitam a derrapagem", alerta Sérgio Fabiano, engenheiro e gerente de Serviços Automotivos do IQA. Limpadores de para-brisa, freios, lanternas e faróis também devem apresentar boas condições.

Ao dirigir sob a chuva, a recomendação é sempre manter uma distância maior do veículo da frente, utilizar faróis baixos (facilitam a visualização do veículo por outros motoristas) e reduzir a velocidade. "Quanto maior a velocidade, maior o risco de acontecer a aquaplanagem, quando o carro desliza sobre uma lâmina de água", explica.

Em caso de chuva muito forte ou granizo, o motorista não pode parar na pista em hipótese alguma porque há risco de colisões. "O correto é sempre parar em locais seguros como postos de combustível ou até no acostamento e sinalizar com as luzes e o pisca alerta", diz.

Locais alagados ou inundados devem ser evitados porque podem esconder obstáculos e armadilhas. A recomendação é desviar ou esperar a água baixar. Se ainda houver alagamento em vias que estão próximas a córregos ou rios, o risco é maior porque o carro também pode ser arrastado.

Caso o condutor observe que a altura da água não ultrapassa a metade das rodas e decida atravessar, o Instituto recomenda engatar a primeira marcha e manter uma aceleração baixa e constante. "Não troque de marcha e só atravesse pequenas distâncias. Prefira ainda o centro da via, onde geralmente está o ponto mais alto", orienta o gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Cuidados gerais

1 - Diminua a velocidade e acenda o farol baixo, mesmo se ainda estiver claro, pois isso facilita aos demais veículos verem que tem alguém passando e permite que enxergue melhor as poças e outros carros.

2 - Mantenha uma distância segura do veículo que está na sua frente. Além de ajudar em casos de verificar a quantidade e profundidade de poças, você evita colisões no caso de freadas bruscas.

3 - Não se esqueça de ligar o desembaçador traseiro e escolher a velocidade correta do limpador do para-brisas, que deve estar compatível com a intensidade da chuva.

4 - Ande bem devagar para evitar freadas bruscas, pois isso pode ocasionar até engavetamentos e acidentes perigosos.

5 - Nada de querer limpar o vidro com as mãos, pois isso só piora a visibilidade por deixar o vidro embaçado. Use sempre um pano limpo e próprio para isso. No caso de ter um ar condicionado, ligue-o e posicione o ar na direção correta.

6 - Na dúvida, sempre pare no acostamento quando a chuva estiver forte e em caso de neblina use as luzes de neblina ou o farol baixo também.

Leia também