11°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Construção e Decoração

ttt.jpg

Confira os benefícios da automação para empresas e residências

Por Fonte:sistemamay
Foto Divulgação

Aquela realidade que parecia tão distante nos filmes mais futuristas tem se mostrado cada vez mais próxima e possível. Acender as luzes, fechar a cortina, ligar o ar-condicionado… Tarefas comuns, mas que hoje podem ser realizadas sem a presença humana.

Como? É simples: automação. Ou seja, o emprego de sistemas inteligentes capazes de controlar automaticamente os recursos tecnológicos de um ambiente. Esse tipo de solução se popularizou bastante, tanto em ambientes corporativos quanto residenciais.

Atualmente, é possível escolher, dentre diversas opções, qual é a solução em automação mais adequada à sua empresa e/ou residência e desfrutar de seus benefícios.

No artigo de hoje, conheça melhor quais são esses benefícios da automação corporativa e da automação residencial.

Conforto

Esse é um dos principais benefícios da automação, principalmente residencial. Poder controlar fatores como iluminação, ar-condicionado ou cortinas sem sair do lugar, e até mesmo fora de casa, proporciona um conforto sem igual.

Pessoas debilitadas, com movimentos limitados ou portadoras de alguma deficiência também têm seu conforto garantido, por poderem comandar os equipamentos por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Economia

A automação corporativa e a automação residencial são grandes investimentos que geram um ótimo retorno, inclusive financeiro.

Por meio das programações, a energia só é ativada onde realmente está sendo utilizada, na quantidade necessária e em horários específicos. Ou seja, se alguém esqueceu as luzes acesas após uma reunião, isso não é mais um problema.

Além disso, existem sistemas que evitam surpresas na fatura e otimizam a utilização de recursos, enviando informações sobre o consumo elétrico para o celular do usuário.

Segurança

Um dos principais motivos da procura pela automação é a segurança. Por meio da biometria, é possível controlar o acesso à empresa ou residência somente para aqueles registrados no sistema.

Também existem as câmeras de segurança, cujo monitoramento pode ser feito de qualquer lugar.

Nos sistemas integrados de automação, são incluídos recursos como detectores de fumaça, vazamento, inundação e sensores de presença. Estes últimos representam um ótimo meio de controlar o trânsito de pessoas no local, garantindo a segurança.

Produtividade

Principalmente em relação à automação corporativa, esses atalhos geram grande impacto positivo na produtividade da equipe. Por exemplo, os sistemas de áudio e vídeo automatizados permitem reuniões livres de falhas nos equipamentos, ocorrendo de forma mais fluida e produtiva.

Além disso, pequenos detalhes, como a preparação do auditório ou o controle do ar-condicionado, passam a ser realizados de forma automática, deixando de atrapalhar a rotina de trabalho dos funcionários. Ou seja: tempo de sobra para produzir.

Nos dias atuais, a tecnologia ocupa importante papel no cotidiano de todas as pessoas, de uma maneira ou de outra. E é por isso que a automação corporativa e a automação residencial têm ganhado tanto destaque.

Afinal, tornar essa tecnologia mais inteligente e automatizada é uma forma de facilitar a rotina e proporcionar bem-estar para aqueles que a utilizam.

 

Leia também