19°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Prefeito eleito de Gaurama fala sobre metas para sua gestão

teste
Prefeito eleito, Leandro Puton
Por Paola Seibt - paola@jornalbomdia.com.br
Foto Arquivo/BD

Para Leandro Puton inclusão social, igualdade e respeito ao dinheiro público são essenciais para construção de uma sociedade

 Em entrevista na tarde de quinta-feira (8), o prefeito eleito de Gaurama, Leandro Puton, atual vice por duas gestões, falou sobre as prioridades de governo para os quatro anos de mandato e um pouco sobre sua trajetória.

 Entre as metas, o prefeito eleito afirma que pretende investir em educação e dar continuidade ao trabalho realizado na área de saúde, principalmente na prevenção. Quer investir na agricultura familiar e no agronegócio, fortalecer as empresas e o comércio. Outro objetivo é continuar o trabalho de urbanização da cidade, sendo que o grande foco será o saneamento básico.

Puton explica que 75% da população de Gaurama reside na área urbana, por isso é tão importante dar sequência ao trabalho de urbanização. Por outro lado, 54% da economia do município vem do setor agrícola. “A ideia é investir dar condições para que o pequeno agricultor permaneça na terra e que seus filhos possam ter oportunidade de continuar trabalhando no interior e automaticamente a gente tenha um equilíbrio entre o interior e a cidade,” declara. Ele comenta ainda sobre o potencial industrial de Gaurama e diz que a administração pretende dar apoio a fim de fortalecê-las.

A educação também será estimulada, assim como já vinha sendo nas gestões anteriores, com valorização dos profissionais da área.

“Estamos fazendo um município diferente. Entendemos que é fundamental o comprometimento com o município. E as pessoas podem ter certeza que a política pública que vamos implementar, é realista e compreende que temos que desenvolver a sociedade, e que é fundamental a inclusão social, a igualdade e o respeito ao dinheiro público para que somadas, possamos construir uma sociedade de verdade,” analisa.

O orçamento de 2016 deve fechar em R$ 20 milhões. Existe a preocupação de queda no repasse de recursos, mas o prefeito eleito comenta que um gestor público deve estar preparado com sua equipe para trabalhar e encontrar caminhos para superar dificuldades.

De acordo com ele, o objetivo sempre é construir uma sociedade sólida e mais consciente. “Queremos fazer um governo de diálogo, que vai saber dizer sim e não na hora certa. Precisamos nos preocupar com o município e seus problemas e, principalmente, trabalhar na busca do que é melhor para a população,” conclui.   

Trajetória

Desde os 17 anos participou de movimentos em defesa dos trabalhadores e se filiou ao PT em 1988, aos 18 anos. Em 2000 concorreu como candidato a vice-prefeito, no ano de 2004 concorreu a prefeito, nas duas campanhas sem obter êxito. Já em 2008 candidatou-se a vice-prefeito e foi eleito, sendo reeleito em 2012. Em 2016 se filiou no PDT e foi eleito prefeito de Gaurama. Contou que tem uma trajetória familiar dentro do PDT, já que o pai foi um dos fundadores da sigla no município. 

Publicidade

Blog dos Colunistas