20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Educação ambiental da Usina Machadinho realiza atividade “Salva-vidas de peixes”

Alunos aprenderam sobre a importância do período Defeso da Piracema para o meio ambiente

teste
Educação ambiental.jpg
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação

O Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Machadinho oportunizou para duas turmas da escola socioambiental a oficina “Salva-vidas de peixes”. A atividade tem como objetivo repassar informações sobre a Piracema aos alunos, destacando a importância de respeitar a época de defeso da piracema para que ocorra o equilíbrio ecológico. 

A época da Piracema é quando os peixes sobem rio acima para a desova, por isso do dia 1 º outubro à 31 de janeiro é proibida a pesca no rio Uruguai. A piracema é essencial para a preservação das espécies dos rios e lagos, principalmente no rio Uruguai onde foi identificado a presença de espécies migratórias ameaçadas de extinção, como o Dourado e o Suruvi.        

Os alunos receberam informações sobre a piracema e o que fica proibido nesta época, bem como atividades lúdicas com materiais recicláveis. Por fim, receberam uma carteirinha de “salva-vidas de peixes”, que contribuirá par que eles repassem para suas famílias e amigos a importância de respeitar a época da Piracema. Os alunos da escola M.E. Infantil e Ens. Fundamental Gildo Begnini, de Maximiliano de Almeida, também receberam a atividade, ambas por serem as escolas mais próximas ao ponto de desova dos peixes.

As atividades de Educação Ambiental da Usina Machadinho são disponibilizadas para toda a comunidade lindeira, desde crianças até idosos, incluindo os agricultores, e todas as instituições interessadas. Para saber mais sobre as atividades de Educação Ambiental acesse www.machadinho.com.br.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas