11°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Minetto destaca ações para fomento do cooperativismo em seminário

Evento reuniu representantes de 23 cooperativas de diversos segmentos, das regiões do Alto Uruguai e norte do estado

teste
Seminário para o cooperativismo
Por Assessoria de Imprensa
Foto Assessoria de Imprensa

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, destacou diversas ações do Programa de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho para fortalecer o setor, durante o Seminário de Cooperativismo, realizado em Erechim, nesta quinta-feira (21),no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetre).O evento reuniu representantesde 23 cooperativas de diversos segmentos, das regiõesdo Alto Uruguai e norte do estado, além de autoridades e lideranças.  

Minetto destacou que o programa visa fomentar ações de intercoperação, organização de novas cooperativas, apoiar a gestão, capacitação, educação e o acesso ao crédito.  Também integram o conjunto de ações do programa, enfatizadas pelo secretário, o desenvolvimento e apoio à infraestrutura rural, melhorando o acesso à internet e a qualidade da energia no campo, para fortalecer os sistemas locais e regionais de abastecimento por meio de cooperativas, associações e agroindústrias.

Nas ações de fomento ao desenvolvimento rural sustentável, o secretáriofalou sobreo apoioàs politicas de compras institucionais da agricultura familiar, como a execução dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacionalde Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo. “Temos que apoiar o sistema de cooperativismo porque acreditamos nele”. Para o secretário é preciso integração, somar esforços. Minetto observou ainda que mesmo num contexto de crise e oportunidades, o cooperativismo foi o segmento que mais cresceu.  “O cooperativismo é um agente de importância social e econômica para o desenvolvimento”. Dentro da contextualização, ele expôs as inúmeras possibilidades de crescimento do cooperativismo, como as chamadas públicas de aquisição de alimentos.

A expansão do cooperativismo e os resultados do trabalho realizado foram expostospelo coordenador estadual do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), Francisco Manteze,ao falar das ações em cooperativismo da Emater/RS-Ascar que são desenvolvidas através das Unidades de Cooperativismo (UCP’s). Na região de Erechim e Passo Fundo, as atividades da unidade de cooperativismo, que hoje atende a 31 cooperativas,somam resultados positivos, destacando-se a qualificação na gestão e a evolução na comercializaçãodessas organizações, que era de sete milhões em 2011, passando para mais de 13 milhões em 2015, no mercado institucional.

Assinaturas

Após a abertura do evento,as cooperativas Cotrel (Erechim) e Coopavi (Viadutos), assinaram o Termo de Adesão ao Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS). Já as cooperativas Coolaf e Coopingo, ambas de Lagoa Vermelha, e a Cecafes (Erechim), assinaram termo aditivo.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas