20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Alto Uruguai discute acessibilidade

Evento realizado na URi reuniu representantes de 31 municípios do Alto Uruguai

teste
Presidente da Faders destacou a necessidade de expansão da consciência coletiva sobre o tema
Público lotou o auditório da URI
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Cerca de 350 pessoas de 31 municípios da Região do Alto Uruguai, participam, nesta terça-feira (17), do Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, em Erechim. O evento foi realizado na URI câmpus Erechim. Com duração de um dia, a capacitação levou gestores públicos, escolas, associações e famílias a dialogarem sobre as questões que envolvem as pessoas com deficiência. Em pauta, soluções em acessibilidade arquitetônica, trabalho e empreendedorismo, educação inclusiva, paradesporto e saúde. 
O fórum foi promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Secretaria Municipal de Cidadania, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Erechim, Associação dos Municípios do Alto Uruguai e a URI câmpus de Erechim.
Na abertura do evento, Roque Bakof, presidente da fundação, disse que todas as pessoas, em algum ponto da vida, vão se deparar com as mesmas barreiras que as pessoas com deficiência ainda enfrentam nas cidades. Gravidez e velhice, são exemplos, com as questões de baixa de mobilidade para ambas e de audição e de visão, com o avanço da idade. 
A programação realizada em diversas cidades gaúchas promove a participação direta de autoridades e pessoas interessadas no assunto. O objetivo final é ropor, articular, coordenar e promover a implantação de políticas públicas que garantam a cidadania das pessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades em todas as áreas de atuação do Estado.
No primeiro painel foi apresentado o diagnóstico regional da acessibilidade e inclusão. Roque Bakof ressaltou a importância de 95% dos municípios do Alto Uruguai estarem presentes. "Estamos em uma luta pela construção do mundo que queremos viver, um trabalho de vários operários, visto a grande representatividade regional, pois juntos construiremos algo, e é esta a visão que temos ao percorrer os vários municípios na realização deste fórum", ponderou o presidente da Faders.
Roque destacou a necessidade de expansão da consciência coletiva com relação ao tema acessibilidade. "Temos que entender que falamos de algo que impacta diretamente na vida das outras pessoas. Estamos falando das mulheres gestantes, das mães com carrinhos bebês, das pessoas obesas e tantas outras que encontram dificuldades nas calçadas dos mais diferentes municípios, da condição que cada um de nós quer chegar. Muitos vão se defrontar com barreiras na sociedade", finalizou.
Em sua manifestação, Luiz Francisco Schmidt lembrou que vivemos em uma sociedade que durante séculos não teve a consciência acerca do tema, que taxava as pessoas como inválidas. "A maior obra que temos que realizar é a obra da consciência. Temos as barreiras comunicacionais, estas que existem e cabe a nós minimizá-las. A barreira da atitude é que desafia para a inclusão, de incluirmos a todos, de entender que todos temos o objetivo de viver e conviver, de homens e mulheres na construção de um mundo melhor. É símbolo de inclusão aquilo que realizamos para nossos semelhantes", ponderou o chefe do poder Executivo erechinense.
Nos demais painéis do dia foram tratados os seguintes assuntos: políticas públicas inclusivas; relação Estado e município; políticas públicas para altas habilidades; trabalho e empreendedorismo; acessibilidade arquitetônica; atividade física; física inclusiva e paradesporto da teoria à prática, além das oficinas temáticas.
Na mesa de autoridades também estavam, Linir Zanella (secretária da Cidadania) e vereador Flavio de Barcellos (representando o poder Legislativo).

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas