0°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim 100 anos

A grande Erechim: Barra do Rio Azul

teste
Barra do Rio Azul.jpg
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Conheça a trajetória de emancipação dos municípios que inicialmente pertenciam ao território de Erechim e hoje fazem parte da região Alto Uruguai:

Barra do Rio Azul

Com uma população de 1.915 habitantes, Barra do Rio Azul se emancipou do município de Aratiba no ano de 1992. Sua história confunde-se com a da cidade-mãe, cuja colonização iniciou-se em 1917, quando a companhia Luce & Rosa demarcou toda a região. Seu nome provém do fato de, no centro dessa cidade, ocorrer o encontro do Rio Azul com o Rio Paloma, assim denominada daí por diante, até encontrar o Rio Uruguai.

A composição étnica da população compreende 65% de italianos, 20% de alemães e 15% de grupos minoritários, entre poloneses, russos e outros. Em 1914 a localidade de Barra do Rio Azul começa a receber os primeiros colonos de origem italiana. Entretanto, é a partir da década de 20 que o fluxo migratório se tornou mais intenso. Até meados de 1950, Barra do Rio Azul foi um importante centro urbano, se comparado aos padrões de pequenas localidades do período.

Publicidade

Blog dos Colunistas