Publicidade

Blog de Grupo Jupem

Cultura

Grupo Jupem

O Grupo Jupem é um dos mais antigos grupos folclóricos de Erechim. São erechinenses, descendentes de poloneses ou não, que encontram no grupo um ambiente pronto para desenvolver as habilidades e talentos.

  • ZPIT PW deixa saudade

    Por Grupo Jupem
    Foto Foto Kozak

    ZPIT PW deixa saudade

    O Grupo Zespó? Pie?ni i Ta?ca Politechniki Warszawskiej, da Faculdade Politécnica de Varsóvia, na Polônia, está no fim de sua caravana pelo Brasil, já passaram por cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, agora irão para São Paulo, e terminam no Rio de Janeiro, depois voltam para seu país.

    Aqui em Erechim, onde se apresentaram no C. C. 25 de Julho, já deixam saudade, pois os dançarinos do Jupem e do ZPIT PW fizeram grandes amizades. Isso é o mais interessante em uma integração, por mais que exista um pouco de dificuldade na comunicação, a maioria conseguiu se entender com o polonês e inglês e alguns se arriscaram no espanhol e italiano, essa troca de cultura não tem preço em uma experiência destas.

    Jupeniano exemplar

    Como seria um jupeniano exemplar? Dedicado? Comprometido? Com muito conhecimento? Ou que fale polonês? Bom, na última semana, alguém demonstrou que pode se superar e doar toda dedicação por uma causa.

    Antes de revelar quem, vamos aos fatos: no dia de embarque do Grupo ZPIT PW, ainda na Polônia, um de seus dançarinos torceu o pé tendo muita dificuldade para caminhar, quem dirá dançar. O que acabou se transformando num desfalque para o Grupo que não tinha outro rapaz para substituir. Então, o Janusz, instrutor deles e coreógrafo do Jupem, solicitou para que alguém de nós substituísse este dançarino. Foi então que Fernando Martini se prontificou para aprender três coreografias em dois dias e se apresentar em 4 cidades, até que o rapaz polonês melhorasse.

    Fernando estudou as danças por meio de vídeo dos ensaios do ZPIT PW, ao chegar em Chapecó, primeiro lugar de apresentação, teve algumas horas para conversar com o dançarino e rever os lugares de sua dança. Além de dançar, também precisou cantar, pois eles costumam fazer apresentações com músicas ao vivo. Então nada mais justo do que parabenizar o Fernando Martini, pois muitos nem desconfiaram que fosse ele no meio dos poloneses, nem mesmo em Erechim. Parabéns Tini!

    Godzina Polska na Rádio Gaurama

    Neste domingo, 15/07, terá um programa especial na Rádio Gaurama, às 11h. A Hora Polonesa será conduzida pelo Jupem, quando iremos comentar as atividades que o Grupo tem realizado e os trabalhos futuros, portanto convidamos você para ouvir este programa muito especial.

     

     

     

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Câncer
21/06 até 21/07
O dia representa introspecção com a Lua em...

Ver todos os signos

Publicidade